terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais uma novidade



Como havia prometido em um tópico anterior, aderi ao twitter. Para quem quiser seguir, é só acessar: https://twitter.com/douglasheinz.
Também inclui no blog uma ferramenta que mostra as atualizações do twitter. Veja na barra lateral...
Estou aproveitando o momento para desejar as boas vindas aos meus alunos das disciplinas Administração de Materiais e Logística Empresarial deste semestre. Espero que utilizem também estas ferramentas que estou colocando à disposição.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Livro do mês [12]

Há algum tempo me interesso pela estreita relação entre as atividades de marketing e logística nas organizações. Aliás, tenho este assunto como tão importante que estou pesquisando sobre ele como tema de minha dissertação de mestrado.

Por isso, acho que é válido apresentar para os leitores do blog que também se interessam pelo assunto, um livro de marketing. E atualmente o principal pensador da área é o professor americano Philip Kotler. O site deste autor é: http://www.kotlermarketing.com/.

A maior parte de sua vasta produção (confira alguns de seus livros aqui) está traduzida para a língua portuguesa. Dentre estas obras, escolhi Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos (2ª edição, editora Prentice Hall) porque nela Kotler apresenta, de forma prática e resumida, seus principais ensinamentos sobre marketing, com ênfase em conceitos tradicionais da área, como o composto de marketing, a satisfação e valor para o cliente, e a análise dos mercados.

Mas o grande diferencial deste livro é, na minha opinião, o fato dele tratar ainda de temas relacionados ao que Kotler chama de "nova economia", destacando o papel do marketing em tempos de comércio eletrônico e outras práticas comerciais ligadas à tecnologia da informação.

Sobre logística, os capítulos 14 e 15, na última parte do livro, são os mais diretamente relacionados ao assunto, inclusive com uma breve explanação do autor no capitulo 15 que trata de conceitos básicos da logística considerados por ele importantes para a execucação das atividade de marketing de uma organização.

Recomendo a leitura a quem se interessa pelo marketing, mas que por algum motivo não quer (ou não pode) pesquisar os normalmente extensos manuais da área. De forma objetiva, Kotler introduz conceitos que podem ser úteis para profissionais de diversos segmentos, inclusive da logística.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ela vem aí...


Para os leitores do blog um aviso: vou iniciar hoje uma seção que não trata sobre logística, mas sim sobre algo muito, muito importante para mim...

Papai de primeira viagem
Quem lê o blog provavelmente percebeu há algum tempo uma mudança no meu perfil. Agora, estou atualizando novamente, pois se antes eu escrevi "...futuro papai", agora já posso informar em detalhes ..."futuro papai da Luísa".

A chegada dela é motivo de grande alegria aqui em casa. A mamãe Sueli e eu estamos contando os dias (a última previsão para o parto é 17/10) e preparando tudo. Como muitos devem saber (e outros imaginar), a organização logística para receber um filho é complexa, mas estamos animados, sabendo que em breve as nossas vidas ficarão mais completas.
A imagem acima é a primeira "fotografia" da Luísa...

A palavra da moda na internet é: Siga

Pretendo renovar e atualizar o blog, e o primeiro passo para isto é a inclusão da ferramenta "Seguidores", que já está disponível na barra lateral. Espero que os leitores aproveitem e utilizem este recurso, o que para mim seria muito gratificante, em especial porque conseguiria conhecer melhor quem são as pessoas com as quais compartilho este espaço.

E falando em seguir, sei que no momento o twitter é a nova tendência da internet. Já há algum tempo que penso utilizar este serviço também, todavia, temo minha capacidade de manter os recados atualizados (como pode ser visto no blog, que ficou "parado" por mais de 20 dias recentemente - fato, aliás, que devo me desculpar). Mas assim que conseguir reorganizar minha agenda para o segundo semestre, provavelmente passarei também a "twittar", e quando acontecer, informarei aqui no blog Logística 8.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Videologística [5]

Encontrei o vídeo abaixo no Youtube. Ele trata de um dos elementos que considero como essenciais para a formação de profissionais de logística, que é a capacidade de relacionamento pessoal (leia o post a respeito aqui).

Nas turmas que leciono, este é um dos conteúdos mais elogiados. Aproveitem.


sábado, 11 de julho de 2009

Diante do tema do post anterior, adicionei uma nova enquete no blog:

Como você avalia o atual nível de conservação das rodovias Federais (BRs):
Ótimo;
Bom;
Regular;
Ruim;
Péssimo.

Participe. A data limite para votação é 31/08/2009.

A ponte e suas consequências


A BR 470 é a principal via de escoamento de produtos da região oeste de Santa Catarina para os portos de Itajaí e São Francisco do Sul.
Há pouco mais de um mês, uma ponte (foto) desta rodovia foi interditada para o tráfego de caminhões pesados devido a problemas estruturais.
Com isso, a rota alternativa para carretas passou a ser a BR 282, que entretanto, aumenta a viagem em mais de 200 Km (!).
Agora, após medidas emergenciais, a ponte localizada na cidade de Ibirama começa a ser liberada, mas ainda em sentido único. As obras de recuperação deverão se estender até o final do ano...
Como motorista que roda frequentemente nas duas rodovias citadas, percebo as mudanças provocadas por este problema, pois enquanto a BR 470 está muito mais vazia, na BR 282 o tráfego de carretas se tornou intenso.
Como consequência, a BR 282 tornou-se muito mais lenta no trecho entre Alfredo Wagner e Palhoça, uma vez que boa parte deste trajeto é em serras e a rodovia tem poucos pontos com pista dupla. A forte neblina também atrapalha. Nesta semana, por exemplo, na cidade de Rancho Queimado a visibilidade era praticamente nenhuma às 11 horas da manhã, quando passei pelo local.
A soma destes fatores aumenta consideravelmente o risco de acidentes, mas o que me preocupa também é a constatação do precário nível de nossas estradas e os prejuízos que isto pode causar.
Na BR 470, uma ponte comprometeu todo o fluxo de veículos, e não me surpreenderei se situações parecidas surgirem em outros locais, uma vez que a estrada foi construída a bastante tempo.
Já na BR 282, bastou aumentar um pouco o trânsito para formarem-se grandes buracos, em especial nas proximidades de Alfredo Wagner. Na noite da última quarta-feira, quando retornei de viagem, tive muita sorte, pois apesar de cair em três buracos, nenhum pneu do meu carro furou ou foi danificado. Mas encontrei um motorista que não pode dizer o mesmo, pois trocava o pneu pouco mais de 200 metros adiante de um grande buraco que se formou no asfalto...