segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Livro do mês [2]


No post O Profissional de Logística listei algumas habilidades que julgo imprescindíveis para quem atua como gestor ou colaborador em atividades logísticas.

Um dos pontos que destaquei na ocasião foi a capacidade de estabelecer um relacionamento interpessoal adequado com os participantes do processo, visto que a abrangência das operações logísticas costuma exigir envolvimento de um número considerável de pessoas em toda a cadeia de abastecimento.

O livro Transformando Suor em Ouro, escrito pelo treinador campeão olímpico Bernardo Resende, demonstra de maneira objetiva como construir um senso de equipe voltado à busca coletiva de um resultado, algo que inicialmente pode parecer relevante apenas em equipes esportivas, mas que é vital para nós como pessoas em vários momentos de nossa vida social e profissional.

Na logística, por exemplo, ninguém consegue construir processos eficazes sozinho. A participação de terceiros (seja como pessoas físicas ou empresas) é indispensável para que todas as atividades necessárias sejam desempenhadas de maneira adequada.

Mas como fazer para que outras pessoas ou organizações envolvidas se comprometam com o processo? Bernardinho demonstra alguns caminhos para encontrar essas respostas.

Lidar com pessoas faz parte do escopo de atuação dos profissionais de logística. Ouvir lições de quem consegue fazer isso com sucesso pode ajudar bastante no desenvolvimento desta habilidade.

Nenhum comentário: