segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Porto de Paranaguá


Estive, na última semana, visitando o porto de Paranaguá com uma turma de alunos de Comércio Exterior.
Conhecemos a sua infra-estrutura administrativa e operacional e pudemos observar que além da sua reconhecida eficiência na movimentação de granéis, o porto também possui excelente capacidade de atuação em contêineres e veículos.
Na apresentação que assistimos, foi enfatizado o processo de transformação que Paranaguá sofreu nos últimos dois anos. Se mantido este nível de investimento e profissionalização, o porto será, em breve, referência internacional na movimentação de cargas.
Vale destacar também que o acesso ao porto é feito através de rodovia duplicada e interligada à outras estradas importantes, o que lhe confere condições logísticas favoráveis na atração de clientes e expansão de sua operação.
Durante a viagem, constatamos a presença de indústrias de diferentes segmentos instaladas estratégicamente próximas ao porto, o que reforça a idéia de que Paranaguá se torna um importante corredor não só de grãos, mas também de outros tipos de cargas.
Espero que a modernização do porto continue, pois nosso país continua deficitário no que diz respeito à logística, e precisa de toda a infra-estrutura possível para continuar se desenvolvendo.

2 comentários:

Unknown disse...

Tinha outra opinião sobre o Porto de Paranaguá, não somente pelo fato do predominante escoamento de granel, mas pela falta de infra-estrtura do mesmo. Porém, a realidade mudou recentemente, após investimentos pesados e intensos, e uma revitalização da administração do mesmo, tornando o segundo maior porto em movimentação de cargas do país.

O prof. só esqueceu de comentar que a viagem foi muito boa, não somente pela visita ao porto (rsrsrs).

Abraços
Jaciel

Douglas Heinz disse...

Obrigado pelo comentário Jaciel.

Ao conhecer a estrutura pessoalmente podemos entender melhor a realidade.

Foi uma ótima viagem. Espero que venham outras assim.