quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Triste...

A situação é caótica em SC. A chuva que já dura dois meses ficou mais forte na última semana e provocou desastres em grande parte do estado, sobretudo no litoral norte e vale do Itajaí.

Algumas regiões estão isoladas, as principais rodovias do estado estão parcialmente interditadas e não há possibilidade de deslocamento por terra em muitos casos. A capital, Florianópolis, está inacessível a partir do vale do Itajaí, por exemplo.

Neste momento, a grande preocupação é ajudar os desabrigados. Quase todas as empresas e entidades estão coletando donativos e destinando para quem necessita. A mobilização social é impressionante.

Porém, quando a situação estiver normalizada, os estragos passarão a ser analisados e ficarão expostos os problemas causados à infra-estrutura logística do estado, totalmente dependente do transporte rodoviário para escoar a produção interna, e que tem no castigado porto de Itajaí seu principal ponto de embarque para o exterior.

É necessário que os recursos anunciados para a recuperação da malha viária e do porto sejam rapidamente liberados, e que a aplicação deste dinheiro siga critérios técnicos priorizando os pontos críticos, visando minimizar os impactos da tragédia na economia e permitindo que o povo do estado possa retomar suas atividades, reconstruindo sua vida da maneira que sabe fazer melhor: trabalhando.

Nenhum comentário: