As chuvas do final de Novembro continuarão, por um longo tempo, a fazer parte das lembranças dos catarinenses. As marcas do que aconteceu demorarão a ser apagadas.
A notícia abaixo retrata bem está situação. As estradas do estado já não eram exemplo de conservação, e com os danos causados pela enxurrada haverá um longo período de recuperação.
As obras mais demoradas são de contenção das encostas, certamente indispensáveis pelo o que pudemos acompanhar, mas elas fatalmente atrapalharão um pouco o tráfego.
A esperança é que, quando prontas, as novas obras minimizem o impacto caso problemas como o registrado voltem a acontecer.
ESTRADAS PRONTAS SÓ EM 2010
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, divulgou ontem que o trânsito nas rodovias federais será normalizado a partir do dia 20 deste mês em Santa Catarina. Serão investidos R$ 123 milhões na recuperação das estradas atingidas pelas chuvas no Estado. A previsão para a conclusão das obras de contenções nas BRs catarinenses é setembro de 2010.
A Superintendência Regional do Dnit-SC mapeou os principais pontos a serem recuperados nas rodovias federais depois das fortes chuvas. Serviços emergenciais estão em execução, como na BR-101, na localidade do Morro dos Cavalos, em Palhoça, com a contenção de taludes de corte considerados instáveis. Na BR-470, em Gaspar, entre os Km 7,3 e Km 139,6, o pavimento será recomposto. Também será feita a correção de danos, além de obras de proteção de encostas.
A BR-280 Norte, do Km 0 ao Km 103,8, de São Francisco do Sul a São Bento do Sul, e o Km 109 da BR-282, que inicia na grande Florianópolis e vai até Alfredo Wagner, irão passar por serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e contenção de encostas.
– Nós vamos interromper as obras entre os dia 19 de dezembro e 5 de janeiro de 2009 para permitir que, neste fluxo entre Natal e Ano Novo, as pessoas possam andar sem problemas e sem retenções. No dia 5, serão retomadas as obras.
Hoje, 80 máquinas e 120 pessoas trabalham para recuperar as estradas catarinenses. Segundo Pagot, em todo o Brasil são 200 máquinas trabalhando na construção e ampliação de rodovias.
– Primeiro atuamos com a desobstrução e o retorno da trafegabilidade. Agora, vamos atuar com obras consistentes, que vão de seis meses a um ano. A proteção das encostas é a grande preocupação para o futuro.
Três trechos não poderão ser entregues na data prevista: o túnel do Morro dos Cavalos, o túnel do Morro do Formigão e a ponte de Laguna. Segundo Pagot, estas obras não estavam previstas no projeto inicial e a estimativa de entrega é para 2012. O diretor do Dnit ainda relatou que espera aprovar até a semana que vem todos os projetos para o Estado.
– Nós temos um programa para cumprir, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e todas as obras para Santa Catarina vão continuar acontecendo ao longo de 2009 e 2010, para que esse enorme projeto nacional seja entregue a tempo, conforme as previsões – concluiu.
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