quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Logistica e distribuição como diferenciais

Eu sei que o conteúdo deste post vai soar (e não nego que realmente seja um pouco) "tendencioso", dada a minha inegável condição de torcedor fanático. Mas a verdade é que desde Julho estou acompanhado de perto a evolução da parceria Flamengo - Olympykus, e a publicação da entrevista abaixo no site do clube mostra que o sucesso comercial (venda de camisas) tem muito a ver com estratégia de distribuição, e consequentemente de logística, que foi adotada.

Como os leitores do blog devem ter estudado, distribuição é uma função de marketing (ou o terceiro "P" - Praça [place em Inglês]) que trata, entre outras coisas, da decisão de quais canais utilizar para fazer chegar os produtos aos clientes. No caso da matéria que estou reproduzindo abaixo, fica claro que a disponibilização dos produtos em vários pontos foi fundamental para os resultados já obtidos.

Mas se o marketing estabelece os canais, deslocar e disponibilizar os produtos fisicamente é responsabilidade da logística. Sem uma estrutura de expedição e transporte capaz de atender as demandas da estratégia comercial, nada do que é apresentado seria possível. Por isso, mesmo sem referências diretas, acredito ter subsídios para elogiar a operação logística da Vulcabrás.

Ao mesmo tempo, fica o comentário de que a expansão dos pontos de vendas dependerá muito da capacidade de atender logisticamente os atuais e potenciais novos mercados.

Tullio Formicola Filho: 'Temos muito orgulho de estar junto com o Flamengo'
Leia entrevista exclusiva com o diretor de marketing esportivo do Grupo Vulcabras/azaleia

Com o contrato de fornecimento de material esportivo, a marca Olympikus gerou 1.200 empregos, graças à expressão da marca Flamengo. A informação é de Tullio Formicola Filho, diretor de Marketing Esportivo do Grupo Vulcabras/azaleia. Em entrevista exclusiva ao site oficial do Flamengo, Formicola Filho explica os motivos que levaram a empresa a anunciar esta semana um número recorde de vendas, acima do patamar de 800.000 peças.

Tullio Formicola Filho está no Grupo Vulcabras/azaleia desde 1998. Formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing, já atuou em redes de varejo e grandes marcas esportivas no Brasil e América Latina.

Confira a entrevista, concedida por e-mail.

Site oficial do Flamengo – Em quatro meses, a Olympikus já bateu o recorde de vendagem de camisas, com mais de 800 mil peças em 120 dias. Quais são os motivos desse volume de vendas?
Tullio Formicola Filho – O motivo é o mais simples possível: muito trabalho e dedicação. Usando a nossa rede de vendas que atinge o Brasil todo, com mais de 15.000 pontos de venda. Está mais fácil para o torcedor encontrar o produto pela capilaridade dos nossos pontos de venda.

Site oficial do Flamengo – As vendas superam as expectativas e projeções iniciais da empresa?
Tullio Formicola Filho – Superaram sim, tínhamos imaginado e planejado vender próximo a 650.000 peças em seis meses. Mas o importante disto é a nossa rápida resposta em termos de produção, quando ultrapassamos esta quantidade.

Site oficial do Flamengo – O expressivo número de camisas vendidas, acima de 800.000, gerou por parte de torcedores de outros grandes clubes a justificativa de que teria relação com o fato da camisa do Flamengo ser supostamente mais barata. Qual seu comentário sobre o assunto?
Tullio Formicola Filho – Isso não existe. O preço da camisa do Flamengo é R$ 10,00 menor que o de alguns outros clubes. O recorde, como disse, deve-se à capacidade de distribuição da Vulcabras e à força da torcida do Flamengo. E o varejo nem está conseguindo formar estoque. O produto que está saindo da fábrica está chegando às mãos do consumidor em pouco tempo. Esta diferença de valor de forma nenhuma pode ser tratada como um diferencial para a obtenção deste volume de vendas. Se ela custasse R$ 10,00 a mais, o volume seria o mesmo.

Site oficial do Flamengo – A Olympikus lançou peças para crianças, mulheres e de tamanhos maiores, para quem tem mais peso. Como vem sendo a procura por esse tipo de material? Que critérios nortearam o desenvolvimento da linha casual? E como vem sendo a receptividade do público?
Tullio Formicola Filho – No total das peças vendidas, estas têm uma importância grande, não em termos de volume, pois a torcida ainda não está acostumada a este tipo de produto, pois ficou muitos anos apenas comprando camisas oficiais, mas é muito importante para começar a mostrar que o Flamengo é muito maior que apenas as camisas 1 e 2. A receptividade está sendo muito boa, guardado o perfil que acabei de mencionar.

Site oficial do Flamengo – Hoje, qual é a estrutura industrial que ajuda a dar conta da demanda por material esportivo do Flamengo?
Tullio Formicola Filho – A nossa estrutura industrial é muito grande, contando com mais de 35.000 colaboradores nas nossas fábricas. Na fabrica de confecções, temos hoje mais de 5.000 pessoas, sendo que 1.200 empregos foram gerados pelo Flamengo.

Site oficial do Flamengo – Qual o conceito que inspirou o desenvolvimento da nova loja Olympikus, que será aberta este mês na Gávea?
Tullio Formicola Filho – O conceito da tecnologia com a história do clube. Integração com a natureza também foi um ponto importante no projeto, principalmente pelo local onde a loja está e a vista da Lagoa que ela proporciona.

Site oficial do Flamengo – A empresa mantém um funcionário na Gávea para atendimento diário ao clube. De que modo esse investimento vem sendo importante para reforçar o relacionamento entre clube e empresa?
Tullio Formicola Filho – Este é um padrão Vulcabras de atendimento. Este profissional tem a autonomia necessária para resolver qualquer imprevisto que possa aparecer. É um ponto muito importante, pois ele passa a ser o ponto de contato entre a empresa e o clube, diariamente, 24 horas, a semana inteira.

Site oficial do Flamengo – A Olympikus contribuiu na viabilização para a volta de Adriano ao Flamengo. Qual o balanço do investimento?
Tullio Formicola Filho – No momento da tomada desta decisão, não olhamos o retorno financeiro da mesma. E sim a importância do Adriano no plano do Flamengo, plano este que está sendo realizado com o desempenho do clube no campeonato. E, como conseqüência, nas vendas aquecidas dos produtos.

Site oficial do Flamengo – Os torcedores cobram peças com os números e nomes de alguns jogadores já aplicados nas costas? O que é possível atender nesse tipo de demanda?
Tullio Formicola Filho – Vendemos para as lojas camisas sem número. Autorizamos estas lojas a comprarem dos nossos fornecedores os números e as letras, e as lojas colocam o que os torcedores querem.

Site oficial do Flamengo – De que modo a empresa vem trabalhando para combater a pirataria?
Tullio Formicola Filho – Com apreensões nos jogos. E investigações para encontrar as fábricas piratas.

Site oficial do Flamengo – Logo no desfile de lançamento, a Olympikus apresentou um filme, veiculado na TV brasileira em horário nobre, que explorava o slogan "Olympikus - Orgulho de Ser Rubro-Negra". De que modo a empresa planeja explorar essa identidade com a marca Flamengo ao longo do contrato?
Tullio Formicola Filho – Este slogan retrata a realidade dos fatos. Temos muito orgulho de estar junto com o Flamengo, temos muito orgulho de poder servir ao Flamengo. Da forma que o Flamengo merece. Isto, nós temos mostrado no nosso dia-a-dia, mas não é um slogan de campanha, e sim a transformação em palavras de um sentimento da empresa. Podemos, sim, fazer mais uma campanha de mídia eletrônica. Porém, ainda não definimos como, quando e onde.

Site oficial do Flamengo – Quando a empresa planeja lançar a nova linha de uniformes oficiais?
Tullio Formicola Filho – Segundo o calendário oficial do Brasil, em janeiro de 2010.

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