segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Controle de estoques

Publico mais uma notícia que encontrei neste final de ano.

Com a obrigatoriedade de informar à Receita os valores contábeis dos estoques, as empresas precisarão aprimorar seus controles - algo que aliás já deveriam fazer normalmente -, pois em caso de falhas, além dos prejuízos ao próprio negócio, agora há o risco de sanções legais também

Empresas terão de informar seus estoques à Receita Federal neste ano

A partir deste ano, além de ter que informar todos os dados contábeis e fiscais à Receita Federal através do SPED – novo sistema de escrituração digital obrigatório – todas as empresas optantes pelo Lucro Real precisarão informar, também, seus estoques.

“As empresas deverão informar à Receita os valores de seu inventário que serão checados com as informações enviadas através do Sped Contábil. Por isso, é necessário trabalhar com o maior nível de detalhamento possível desses dados a fim de evitar problemas futuros“, explica Luis Claudio Palese, especialista contábil da CCA Consultores.

A grande dificuldade na adequação desta nova exigência legal, segundo Palese, é a mudança de hábito pela qual as empresas deverão passar. “Na verdade, as empresas precisam se atentar à necessidade de detalhamento das operações realizadas em seus sistemas internos. Através do Livro de Controle de Produção e Estoque toda a movimentação dos itens adquiridos deverá ser informada conforme leiaute estabelecido pela Receita Federal. Alguns problemas podem ser mais complicados de resolver como, por exemplo, um determinado produto que é adquirido pela companhia e que pode ao mesmo tempo ser destinado à revenda ou ser um insumo da linha de produção. Esse detalhe é importante, pois o objetivo do Fisco é rastrear e identificar as operações realizadas no estoque”, esclarece o especialista.

Com as indústrias, mesmo entendendo que há sempre um estoque de matérias-primas a informar, também pode haver confusão no entendimento das novas regras, pela quantidade de detalhes do sistema. “Para atender à legislação adequadamente, as organizações vão ter que aumentar a qualidade do controle de seus estoques e verificar se sua contabilidade – interna ou externa – está apta a auxiliá-las em todos os processos do SPED para 2010”, declara Palese.

O especialista alerta também para que as empresas não deixem a adequação às novas normas da Receita Federal para a última hora. A multa para quem não cumprir o prazo pode chegar a R$ 5 mil ao mês.

Um comentário:

Advatix Logistic disse...

A really great impressive article blog. Thanks for posting
Advatix is an outstanding team of Supply Chain Experts with remarkable experience in supply chain and Logistics Design, Planning, and Management to transform businesses.

Supply Chain Experts
Supply Chain Management
Supply Chain Consulting Firms
Supply Chain Management Companies
Supply Chain Logistics
Supply Chain Network Design
Inventory Planning and Management
inventory tracking system
Logistics Service Providers
Logistics Expert
Logistics Technology Platform