segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cadeia logística da fabricação de caminhões


Acabei de ler uma ótima matéria sobre a cadeia logística e outras atividades relacionadas à fabricação de caminhões. O texto está no Portal Webtranspo (que tem um link para o blog logística 8).
O link direto para a matéria está aqui. Recomendo a todos a leitura.

Interação

Lembro aos leitores que ofereço também um endereço no Twitter para discussão de temas ligados à logística.

Adicione: http://twitter.com/douglasheinz

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Livro do mês [14]


Um livro de consulta rápida e muito útil para uma fácil assimilação dos conceitos básicos de gestão de estoques. É assim que avalio Administração de Recursos Materiais e Patrimonias, de Hamilton Pozo (São Paulo: Atlas, 2004, 204 p.).
Os temas relevantes da administração de materiais são apresentados de maneira concisa e bastante didática, facilitando o entendimento dos fundamentos desta atividade relacionada à logística, por isso recomendo o livro a quem precisa aprofundar seus conhecimentos e está encontrando dificuldades em utilizar obras que tratam o tema utilizando linguagem muito "técnica" e de difícil entendimento.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma "nova" forma de transportar

Em minhas aulas introdutórias sobre transportes costumo perguntar aos alunos quais são os cinco modais existentes. A lista é rapidamente formada por quatro elementos: aquaviário, rodoviário, ferroviário, aéreo e...

... o quinto elemento gera algum debate, até que a modalidade dutoviária seja citada. Tal situação se repete com frequência, mas não me causa surpresa, uma vez que a utilização de dutos é quase desconhecida no Brasil. Não fosse o gasoduto Brasil-Bolívia, provavelmente muito sequer teriam ouvido falar em nesta modal.

Isto leva a uma variação do problema do ovo e da galinha, pois afinal, os dutos são "desconhecidos" porque são pouco utilizados ou são poucos utilizados porque são "desconhecidos"? (Percebam que deixei o adjetivo "desconhecido" entre aspas, pois é impossível afirmar que profissionais da área não são esclarecidos quanto ao tema, sendo que o desconhecimento que cito diz respeito ao potencial de utilização do modal).

Felizmente, vez ou outra nos deparamos com notícias que trazem esperança quanto à mudanças neste cenário, como a matéria do portal Terra que reproduzo abaixo e que motivou este comentário.

Alcoolduto poderá retirar 1,6 mil caminhões das rodovias

Um projeto de alcoolduto privado, previsto para entrar em operação em 2012, vai representar uma mudança drástica na forma de transporte do produto no País. O projeto é do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol de São Paulo, responsáveis por um terço da produção nacional.

A estrutura terá 570 km, ligando as principais regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral, de onde seguirá para exportação. O investimento é de US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de l de álcool por ano.

Com o início do funcionamento do álcoolduto, serão retirados das estradas 1,6 mil caminhões de carroceria dupla, conhecidos como bi-trem, segundo o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren. "Todo o transporte de etanol, que hoje é feito 95% por rodovias, deve passar para dutovias, hidrovias e ferrovias. O álcool vai se beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte. A economia inicial no preço do produto será de 25%", disse Klaveren, durante a 7ª Rio Pipe Line, feira que reúne até o dia 24 as maiores empresas brasileiras e mundiais em transporte por dutos, principalmente nas áreas de petróleo e gás.

De acordo com o presidente da Uniduto, a tendência é aumentar a participação por este modal no Brasil, que atualmente possui 20 mil km de dutos, incluindo gasoduto, oleoduto e minerioduto, contra 820 mil km dos Estados Unidos e cerca de 300 mil km da Rússia.

Klaveren calcula que só a economia do óleo diesel que deixará de ser utilizado pelos caminhões chegue a 85 milhões de l por ano. Além disso, segundo ele, a retirada de circulação dos pesados veículos vai contribuir para a manutenção das estradas e a redução do número de acidentes. O início das obras do duto está previsto para meados de 2010.

A Petrobras também planeja operar um alcoolduto, que se estenderá desde regiões produtoras em Goiás até o litoral do Rio de Janeiro, passando pelo Estado de São Paulo. Segundo a assessoria da estatal, o projeto que chegou a ser cogitado para entrar em operação este ano ainda não tem prazo definido para o início das obras, por questões de amadurecimento de mercado e concessão de licenças ambientais.

Videologística [7]

Neste mês vou apresentar um vídeo intitulado "Canal do Panamá em 75 segundos", que mostra um navio cruzando este canal que liga o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

Esta obra é uma das grandes conquistas logísticas do século passado. Para quem se interessar, deixo também um link com mais informações a respeito.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

De novo os estoques...

Considero a gestão de estoques o elemento básico da logística, todavia esta função parece destituída de "charme" frente a temas mais em evidência na área, como postponement, Supply Chain, 4PL, etc. O que se percebe, porém, é que mesmo estas funções ou conceitos atuais continuam, em essência, tratando de como otimizar a gestão de estoques.

Escrevo isso motivado pela notícia que reproduzo abaixo (extraída do site Intelog) que mostra claramente que apesar de novas tecnologias, métodos de planejamento e análise informatizados e sistemas de informação totalmente integrados, o bom e velho estoque continua sendo o pulmão de mutos negócios.

Sem estoque, Chrysler vê queda nas vendas

Já vivendo um ano difícil, a montadora americana Chrysler Group LLC parece estar a caminho de uma nova dose de más notícias. Suas concessionárias preveem uma queda acentuada das vendas em setembro, devido a estoques abaixo do nível habitual, resultado do processo de recuperação judicial da empresa e da longa paralisação de suas fábricas.

A maioria das montadoras espera vendas mais fracas nos Estados Unidos em setembro, depois da explosão de agosto gerada pelo programa governamental de incentivo à troca de carros velhos por novos. Mas analistas acreditam que a Chrysler está a caminho de mostrar fraqueza bem maior que as concorrentes.

A consultoria IHS Global Insight prevê que as vendas da Chrysler cairão 30% em relação a setembro de 2008, contra19% no setor como um todo. A Toyota Motor Corp., que também tem estoques baixos, deve ter queda de 15% nas vendas nos EUA, segundo a Global Insight.

Uma queda acentuada nas vendas de setembro aumentaria a dor de cabeça enfrentada por Sergio Marchionne, presidente executivo da Chrysler e de sua nova parceira, a Fiat SpA. Desde que assumiu o cargo, em junho, Marchionne reorganizou e reduziu os escalões de diretoria da Chrysler e está tentando criar um modelo de estratégia de longo prazo que adicione os carros desenvolvidos pela Fiat à linha da Chrysler.

O trabalho tem-se provado mais difícil do que os novos donos da Chrysler esperavam, de acordo com pessoas a par do assunto. Milhares de engenheiros deixaram a Chrysler nos últimos anos, enfraquecendo a capacidade de desenvolvimento da empresa e diminuindo o ritmo de progresso de seu plano de produtos, disseram essas pessoas.

Em consequência, a Chrysler e Marchionne têm tido pouco progresso a informar a respeito dos últimos dois meses.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Rio 2016


Como os leitores do blog sabem, a logística envolvendo esportes e/ou eventos é um dos meus temas favoritos (outros post a respeito aqui). Por isso me chamou a atenção uma entrevista sobre a candidatura do Rio de Janeiro a cidade sede dos jogos olímpicos de 2016.
O conteúdo desta entrevista trata da preocupação com o controle dos recursos gastos em um evento como as Olimpíadas. O entrevistado argumenta que nos gastos para a realização dos jogos Panamericanos em 2007 os recursos foram muito altos e o retorno social insignificante. Neste contexto, sugere a participação da sociedade civil no acompanhamento dos investimentos na infra-estrutura do Rio de Janeiro para a adequação da cidade ao evento (caso se confirme no Brasil).
Destaco estes pontos porque sem dúvida o transporte urbano (citado na matéria, inclusive) deve ser um dos pontos centrais deste investimento. Um trabalho bem feito poderia significar a construção de um modelo básico para que outras cidades do país promovessem melhorias semelhantes.
Entretanto, analisando o conteúdo da entrevista, parece que no momento temos mais preocupações em como o dinheiro será gasto do que motivos para torcer pela vitória da "cidade maravilhosa" na disputa.
O link para a matéria é este.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Aconteceu...

Há pouco mais de 10 dias, publiquei o post Comentando uma opinião, onde discutia um editorial que criticava alguns aspectos do trem bala. Este comentário, aliás, gerou a atual enquete do blog (participe - está na barra lateral). Um dos pontos que me ative foi o ceticismo quanto à capacidade de realizar um obra deste porte em cinco anos aqui no Brasil. Reproduzo a seguir o que escrevi:

Os valores da obra podem (e devem) ser discutidos, mas a despeito da preferência do autor do editorial citado pela modalidade aérea, a utilidade do trem me parece inegável neste momento, apesar da minha visão cética a respeito, por acreditar que uma obra deste porte não estará pronta em prazo tão curto - menos de 5 anos - aqui no Brasil [...]

Agora, leio no ótimo site Intelog, uma notícia que desde já confirma minha preocupação:

Trem-bala não deve ficar pronto até Copa, diz ministro

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, admitiu nesta manhã que o trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro do trem-bala poderá não ser concluído antes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. "Pelo menos o trecho de Campinas a São Paulo deverá estar pronto, ligando dois importantes aeroportos. E, além disso, parte do trecho para o Rio deverá estar concluída", disse o ministro, depois de participar do seminário "Transporte e Inovação, a Experiência Francesa".

Nascimento disse que a previsão total para a obra, ligando São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é de cinco anos. E, por isso, é possível que até a Copa do Mundo não esteja pronta a ligação entre as duas capitais. O ministro destacou que deverá haver dificuldades nos trechos urbanos dessas cidades. "Mas o programa de obras é que deverá definir esses prazos", afirmou.

Nascimento também adiou a previsão para a realização do leilão de concessão do projeto do trem-bala. Segundo ele, o edital deverá ser publicado até o fim deste ano e a licitação deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2010. No último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a previsão era a de que o leilão ocorresse no segundo semestre de 2009. Assim, se a previsão da obra é de cinco anos, considerando que o leilão será feito no começo de 2010, seria inviável concluí-la até julho de 2014, que é quando ocorrerá a Copa. O projeto, entretanto, vem despertando interesse de investidores estrangeiros.

O ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, presente ao seminário realizado hoje, em Brasília, disse que, considerando o tamanho das regiões metropolitanas envolvidas, o trem-bala brasileiro deverá ser "extremamente lucrativo". Segundo o ministro francês, entre os projetos de trens de alta velocidade, hoje, nas Américas, incluindo projetos nos Estados Unidos, o trem-bala brasileiro é o que está mais adiantado.

Segundo estudos econômicos que estão hoje em audiência pública, o trem-bala brasileiro deverá demandar investimentos da ordem de R$ 34,6 bilhões. Segundo o ministro Alfredo Nascimento, antes do edital ser publicado é preciso ainda que ele passe pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em resumo, pelo o menos desta vez se admite com antecedência que algo não vai acontecer no prazo - ao contrário da prática comum do Brasil em dizer que tudo está certo até a última hora. De qualquer forma, o argumento que pelo o menos a ligação entre dois grandes aeroportos estará concluída não ameniza o impacto negativo que esta notícia deixa.

E graças a este histórico, não me surpreenderei se lá por 2013 surgirem manchetes como "Trem bala entre São Paulo e Campinas não será iniciado antes da 2015, mas de qualquer forma o projeto pronto já representa um legado da Copa do Mundo para o Brasil, diz o ministro..."

Este é o Brasil. Infelizmente...

Hoje é o dia do Administrador


Hoje é dia do Administrador! A data marca o aniversário da regulamentação da profissão, que ocorreu através da lei 4.769 de 09/09/1965.
Como membro desta categoria (registro CRA/SC 8090), a data me faz lembrar que os administradores ainda precisarão de muito trabalho para se equipararem a outras profissões que possuem atribuições exclusivas da área.
É verdade que os administradores também esta prerrogativa em algumas funções, dentre as quais a atuação docente em áreas técnicas da administração - campo que tenho orgulho de trabalhar -, mas é fácil verificar através do texto da lei (no link acima) que tais atividades são poucas diante da complexidade existente no gerenciamento de negócios, além do que, imagino, uma verificação in loco comprovaria que mesmo onde a lei prevê, os administradores ainda não são responsáveis por determinadas atribuições dentro das organizações.
De qualquer forma, ser administrador é algo que me orgulho. Por isso, deixo aos interessados alguns links com os conselhos, um pouco da história e outras considerações sobre a profissão:

Escolha de combustível

Há mais de um ano, só abasteço meu carro com Álcool. Apesar de diminuir a autonomia, este combústível torna-se muito mais vantajoso no que diz respeito à economia.

A matéria com link disponível na sequência mostra que estou fazendo a coisa certa:

Abastecer o carro com Álcool é vantajoso em 18 estados