segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Alguns números para pensar

O Ministério dos Transportes disponibilizou em seu site (link ao lado) o esboço do PNLT - Plano Nacional de Transportes & Logística, bem como o relatório executivo deste plano, que faz uma análise detalhada e completa sobre a proposta. O arquivo do relatório tem 35.90 MB e está disponível em: http://www.transportes.gov.br/PNLT/RelatorioExecutivo.pdf

São mais de 400 páginas, e evidentemente apurar todo o conteúdo leva tempo. Porém em um primeiro momento considerei interessantes alguns números que pretendo comentar em partes.

O primeiro ponto é o custo logístico do Brasil, pois através de sua comparação ao PIB nacional é possível conhecer a eficiência de cada nação neste aspecto.

No PNLT é citado um estudo do Banco Mundial (infelizmente não há indicação do ano da realização ou ao qual os valores se referem) que diz que este indicador é de 20% sobre o PIB no Brasil.

Para efeito de comparação, os números de EUA e Japão são respectivamente 10,5% e 11,3%.

Estes dados evidenciam que o Brasil apresenta um indicador bastante ruim, que entre outras coisas demonstra a fragilidade do nosso sistema logístico atual e cria uma barreira à consolidação do país como grande economia, tanto no âmbito interno como no externo, além de trazer impactos negativos para todos os consumidores, uma vez que o custo adicional acaba sendo repassado a eles no final da cadeia logística.

Melhorar isso passa por uma série de medidas, algumas óbvias (mas não necessariamente simples) como melhorias na matriz de transportes e redução na carga tributária, e outras que exigem esforço das empresas, como redução de estoques, aperfeiçoamento dos sistemas logísticos internos das organizações e elevação do valor agregado aos produtos na cadeia produtiva, reduzindo assim o impacto do custo logístico sobre o seu preço final.

Outros números presentes neste estudo ajudam a justificar e complementar esta análise, mas ao final deste post espero que algumas lições tenham sido absorvidas:
1. Aperfeiçoar a logística brasileira é uma medida que ajudaria não só a melhorar o balanço das empresas, mas também o bolso de cada um de nós;
2. Apesar da inegável participação do governo para a melhoria do desempenho logístico nacional, o setor privado é também responsável por implementar medidas que ajudem neste processo; e
3. Há muito trabalho pela frente e muito o que se discutir sobre o logística...

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito