sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Profissional de Logística (*)

Quando aceitei o convite para escrever neste espaço, surgiu imediatamente a dúvida sobre qual o primeiro tema a abordar, afinal, a logística se caracteriza pela sua grande dinâmica e pelo seu envolvimento com diferentes áreas de uma organização, o que torna seu campo de atuação, e conseqüentemente as possibilidades de discussão a respeito, muito amplas. Depois de muita reflexão, optei por uma abordagem “histórico-humanista”, destacando como ela foi concebida e quais as características necessárias aos profissionais que labutam diariamente nesta imprescindível atividade.

Inicialmente, devemos lembrar que a logística - apesar de ser descrita e utilizada em atividades de guerra desde a idade moderna – é um fenômeno relativamente novo como campo de trabalho organizado e formal dentro das empresas, governos e demais entidades que dela necessitam. Somente no início do século passado é que os pesquisadores voltaram suas atenções para ela, e na prática, é após o êxito das campanhas militares na II Guerra Mundial que a organização da logística passou a ser de fato compreendida e utilizada como atividade comercial estratégica.

Até então, diferentes funções eram exercidas de forma autônoma nas empresas. Atividades de compras, gestão de estoques e transportes, só para citar algumas, possuíam interesses próprios (e muitas vezes conflitantes) em uma mesma organização.

A partir da percepção da possibilidade de obtenção de vantagens reais com a integração de atividades até então independentes, a tendência natural foi o aproveitamento de profissionais já alocados nestas áreas como responsáveis pelo novo setor de logística.

Este processo iniciou um longo e gradual ciclo de desenvolvimento dos profissionais de logística, que primeiro tiveram que adaptar-se a uma nova realidade, para depois aprofundarem e ampliarem os seus conhecimentos, construindo as bases práticas dos conceitos hoje utilizados.

Com a expansão e a crescente importância da área dentro das organizações, surgiu também o interesse de pesquisadores de diferentes segmentos, que através de estudos impulsionaram e consolidaram a formação de um referencial teórico importante para o entendimento da logística. Isto, junto à prática profissional já existente, resultou em um vasto campo de análise.

Este processo consolidou o entendimento da logística como um dos mais importantes elementos de desempenho não só das organizações, mas de toda a sociedade. Hoje, a sua difusão nas atividades empresariais e o interesse em torno do tema geram, periodicamente, novas pesquisas, descobertas e melhorias que interferem positivamente no dia-a-dia de quem a utiliza.

A partir desta contextualização histórica, é possível agora passar ao objetivo principal do texto, pois aos profissionais ou aos estudantes com ambição de trabalho no campo da logística, este processo de desenvolvimento - que continua acontecendo -, deixa várias lições sobre quais características são indispensáveis para se atuar na área com desempenho satisfatório.

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é a capacidade de ter uma visão sistêmica, que significa compreender os processos logísticos como um sistema complexo e inter-relacionado, onde ações em determinada área causam reflexos em outra. Entender esta interdependência e planejar as atividades em função dela é componente essencial das atribuições de um profissional de logística.

Segundo, é necessária uma compreensão clara de toda a cadeia de abastecimento em que o negócio está inserido, pois não basta trabalhar os processos logísticos dentro da organização se os participantes externos do canal (tanto à montante quanto à jusante) não cooperarem na obtenção do desempenho desejado.

Este processo não envolve apenas áreas de atuação comuns à logística, mas também outras atividades como Marketing e Finanças, o que demonstra a necessidade do terceiro item da lista, um sólido conhecimento técnico, preferivelmente no âmbito da Administração de Empresas, englobando tanto as operações logísticas como as demais atividades de uma organização.

Quarto, uma forte base de conhecimentos tecnológicos é altamente recomendada, pois cada vez mais as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são ferramentas essenciais ao planejamento e gestão de atividades complexas que envolvem a logística, além de serem essenciais na troca de informações com os envolvidos nos processos logísticos.

Por último, a habilidade de relacionamento interpessoal é uma característica indispensável ao profissional de logística, visto que suas atividades afetam e são afetadas por diversas áreas da organização e por membros externos da cadeia de abastecimento, o que exige constante processo de negociação e análise, tratando com diferentes pessoas de níveis hierárquicos também distintos. Além disso, tornar claro quais os preceitos e os objetivos do sistema logístico ajuda a conscientizar todos sobre a sua importância, além de facilitar a apresentação e conscientização sobre os caminhos que devem ser seguidos de forma conjunta.

É claro que outros itens poderiam ser acrescentados a esta lista, mas estes cinco pontos centrais já demonstram de forma inequívoca que ser um profissional de logística requer muito esforço, dedicação e estudo.

E a quem escolheu ou está pensando em escolher este caminho, só posso dizer: parabéns! Trata-se de uma atividade importante e que esta apenas iniciando em nosso país, com um grande potencial para desenvolver social e economicamente nossas empresas e nossa nação.

(*) Este texto foi publicado originalmente em minha coluna no site Transporte, Carga e Logística.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Douglas Heinz,

Comento no JA há pouco mais de um ano e recentemente visitei este espaço destinado à logística e a impressão que tive foi a melhor possível, sobretudo, depois de conhecer a sua visão do que deva ser o profissional de logística. Exatamente igual a minha. No contexto atual de mercado competitivo e globalizado, a logística exerce um papel preponderante nas atividades empresariais. Assim como você reportou muito bem, a visão sistêmica do negócio da empresa se torna fundamental, eu diria imperativo, à excelência no desempenho do profissional de logística.
Infelizmente, ainda há no mercado uma visão muita “limitada” dessa importante atividade relacionando-a apenas ao transporte e à armazenagem. No entanto, a amplitude do processo logístico é muito maior. Haja vista o seu envolvimento com as áreas de produção (chão de fábrica), marketing, comercialização (compra e venda) e financeira.
Outra percepção sua que, por experiência própria, achei muito pertinente, foi a forte ligação da logística com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Certamente as ferramentas de TI são essenciais ao planejamento e gestão de atividades complexas que envolvem a logística e na troca de informações com os envolvidos nos processos logísticos. Indubitavelmente, a transferência de informações faz parte do processo logístico.
Finalizando, eu indagaria o que seria da supply chain management se não houvesse o processo logístico tal e qual você descreveu?

Abraço,

André Luiz.

Douglas Heinz disse...

Obrigado por seu comentário André Luiz, sua visão sobre o tema é bastante atual.
Não fosse a evolução do processo logístico nos últimos anos, temas como SCM seriam apenas conceitos acadêmicos e não algo tão presente no nosso dia a dia.

Anônimo disse...

Prezado Douglas,

Agora vou me apresentar:

Sou engenheiro químico por formação e assim que me formei em 1978, entrei por concurso na Petrobras para realizar um curso de formação na área de processos de refinação de petróleo.
Iniciei a carreira na Refinaria Landulfo Alves, na Bahia e desde então passei a exercer atividades na área de engenharia de produção.

Três ano depois vim para trabalhar na sede da empresa no Rio no segmento dowstream da companhia (Abastecimento). Logo que cheguei fiz um curso de pesquisa operacional com mais de 400 horas de duração. Hoje seria considerado um MBA. Após esse curso, participei de um projeto pioneiro que foi a elaboração de um modelo matemático de programação linear com centenas de variáveis e equações. A propósito, uma ferramenta consagrada nessa atividade no exterior. Nele foi desenhado todo o sistema de abastecimento da empresa. A idéia era nele representar todas as atividades do segmento downstream. Foram equacionadas as 11 refinarias do sistema com as suas particularidades, as malhas de oleodutos, as previsões de mercado... e muitíssimo mais.
Na época, a função objetivo era a minimização do custo total de abastecimento do país, que obviamente mudou ao longo do tempo.

Resumindo...apesar das resistências, pois estávamos no início da década de 80 e logística ainda era uma palavra com conotação militar, ocupamos um espaço substancial no departamento a ponto de anos depois ser criada uma área de logística. Essa atividade se inseriu no planejamento operacional de todo o departamento e a partir daí não se fez mais nada de forma estanque. Exatamente como você observou no seu texto sobre o profissional de logística.

Há 2 anos me aposentei e trabalho como consultor. Atualmente, estou trabalhando com um grupo que tem negócios na área de termoenergia, petróleo e derivados entre outros. Caso tenhamos problemas com os aspectos logísticos envolvidos nesses empreendimento vou lhe procurar para consultas profissionais.

Abração

André Luiz

Douglas Heinz disse...

Muito interessante o seu relato. Trabalhei na área comercial de uma empresa por 15 anos, sendo que desenvolvi diversas atividades, inclusive na área de logística. Estou lecionando sobre o tema já há 4 anos e tenho me ocupado mais em trabalhar elementos gerenciais da logística, como gestão de pessoas, integração de cadeias de abastecimento e administração de estoques.
Todavia, seu exemplo sobre modelos de programação linear foram muito pertinentes, inclusive estava lendo recentemente algo a respeito incluindo a importância deste modelo no planejamento de cadeias logísticas. Possivelmente em breve irei me aprofundar também neste e em outros modelos matemáticas tão importantes na área.
Estou à disposição.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...

Estou lendo este post alguns anos depois de sua publicação e só tenho a agradecer pois pude explanar minhas ideias ainda mais sobre a profissão...