sexta-feira, 28 de março de 2008

Quem fez a lição de casa?

Após um longo período de calmaria e prosperidade nos mercados internacionais, eis que mais uma vez o mundo é sacudido por uma crise financeira, o que não chegar a ser novidade, afinal, há muito tempo passamos por ciclos de prosperidade mesclados com momentos de estagnação e recessão econômica.

Diante desta constatação, a logística pode ser uma das armas para superar as adversidades naturais deste momento, pois recessão sugere consumidores retraídos e inseguros - principalmente nos mercados industriais, que reagem mais rapidamente ao contexto macroeconômico -, logo, estes consumidores irão condicionar seus negócios às ofertas que lhes forneçam um maior valor percebido. E dificilmente algum outro benefício poderá suplantar a eficiência logística na percepção dos consumidores.

Dispor de serviços logísticos eficientes e eficazes pode ser a chave para manter ou conquistar clientes. As incertezas do período deverão fazer com que as decisões de compra sejam postergadas o máximo possível, exigindo dos fornecedores uma resposta imediata às solicitações que receberem.

Então, somente quem dispor de uma estrutura logística já consolidada poderá se beneficiar desta conjuntura, pois desenvolver serviços logísticos confiáveis está longe de ser uma tarefa simples e barata, e obter recursos ou fontes de financiamentos para isto pode ser mais difícil neste momento. Logo, as empresas que não se prepararam deverão enfrentar problemas extras em competir com organizações já estruturadas logisticamente.

Além disso, mesmo com disponibilidade de divisas, montar e aperfeiçoar operações logísticas é um processo que requer planejamento, ação e avaliação. O tempo para que tudo esteja funcionando corretamente pode ser longo demais para empresas que atuam em mercados competitivos ou com concorrentes bem preparados.

Em um período de “vacas gordas” as deficiências são mascaradas pelo crescimento do mercado, onde, como conseqüência natural da lei da oferta e procura, surgem oportunidades para quase todos. E é justamente neste momento que devemos agir para aperfeiçoar os processos logísticos, pois quando nos deparamos com períodos negativos, como acontece agora, somente quem já estiver oferecendo algo a mais é que irá continuar prosperando.

Nenhum comentário: