quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Correios

Estava mesmo pensando em escrever sobre o Correios quando me deparei com a seguinte notícia:
O governo criou hoje, por meio de decreto presidencial, grupo de trabalho interministerial encarregado de discutir propostas para a modernização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A partir do momento em que os integrantes forem designados, o grupo terá 60 dias para concluir seus trabalhos. Mas o prazo pode ainda ser prorrogado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Caberá ao Ministério das Comunicações, a quem a ECT está subordinada, a escolha do coordenador do grupo de trabalho, que terá também representantes da Casa Civil, dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, e dos Correios.
A motivação de falar sobre esta empresa decorre da necessidade que tive recentemente de usar o serviço expresso "SEDEX 10". Inicialmente estava em dúvidas se realmente funcionaria bem, mas fiquei satisfeito ao constatar através do rastreamento via internet que menos de uma hora após postar o pacote ele já havia embarcado. A entrega também aconteceu dentro do prazo previsto, cumprindo integralmente o que é prometido. O preço de aproximadamente R$ 18,00 para um envelope com menos de 2oo gramas foi justo para a qualidade e velocidade do serviço prestado.
Acredito que o Correios é a principal empresa de logística do país. A experiência adquirida por esta organização, unida à infra-estrutura que dispõe, a qualifica como um ótimo referencial para quem busca entender melhor como deve funcionar uma atividade logística.
Claro que sempre há o que melhorar. A instituição foi exposta de maneira negativa na mídia recentemente, ao se tornar centro de atenção no auge das denúncias de corrupção do governo federal.
Talvez esteja no uso político da sua estrutura o principal problema que o Correios enfrente. E se levarmos em conta o histórico brasileiro, este é um problema que não deve ser resolvido de maneira simples.
Outra questão que em algum momento deverá entrar em pauta é o monopólio exercido sobre a atividade no país. Até que ponto ele é benéfico ou atrapalha o desenvolvimento de estruturas logísticas ainda mais eficientes e eficazes.
Agora é importante aguardar novidades sobre esta iniciativa, afinal, sem maiores informações sobre o real sentido do verbo "modernizar" para o governo fica difícil entender exatamente quais mudanças serão estudadas e propostas por este grupo de trabalho, mas se forem benéficas ao desenvolvimento logístico do país, com certeza serão bem vindas.

Nenhum comentário: