quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reflexo da crise

A seguir, notícia postada no site NewsComex:

130 mil toneladas de carne congelada lotam porto de SC

Cento e trinta mil toneladas de carne congelada estão paradas no porto de Itajaí (SC), aguardando ordem de embarque. Segundo o Ministério da Agricultura, os oito entrepostos frigoríficos que armazenam o produto estão operando com praticamente toda a capacidade.

O acúmulo de cargas ocorreu nos últimos dez dias. O motivo, de acordo com o governo federal, está na instabilidade da economia mundial. Sem garantia de que vão receber pelas mercadorias, as empresas brasileiras não estão liberando os produtos. “Está havendo um desacerto nos contratos entre os importadores e os exportadores brasileiros”, disse o fiscal do Ministério da Agricultura Airton Becker.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, a exportação de carne na terceira semana de outubro já é 16% menor que a registrada na primeira semana do mês.


Mais do que expor uma situação negativa de mercado, a notícia acima demonstra a fragilidade do sistema logístico nacional como um todo, pois bastaram apenas alguns dias de incerteza para que as deficiências estruturais existentes fossem expostas. A sobrecarga de armazéns em apenas 10 dias demonstra claramente o quão carente somos nesta área.

Infelizmente nos próximos meses notícias como estas se repetirão, sejam elas relacionadas à gargalos na armazenagem, ao excesso de estoques ou à precariedade de transportes, pois os problemas que temos são muitos e não ficarão ocultos em um momento tão delicado.

Todavia, para bons gestores, a situação também é de oportunidades para corrigir as falhas constatadas. Quem souber aproveitar colherá os frutos do sucesso no futuro.

Nenhum comentário: