terça-feira, 21 de outubro de 2008

Fusão GM x Chrysler



A notícia do momento é a possível fusão da General Motors (GM) com a Chrysler.

Trata-se de um negócio com vistas à melhorar as condições das duas gigantes, que esperam obter sinergias que tornem o novo conglomerado capaz de manter-se competitivo no concorrido mercado automobilístico internacional. As empresas citadas, como se sabe, enfrentam dificuldades econômicas em suas operações globais, e a fusão seria uma tentativa de reverter este quadro.

Todavia, não podemos esquecer que a consolidação dessa operação teria uma série de simbologias. Inicialmente, por ser o primeiro grande negócio global a ser fechado após a deflagração da crise econômica (sem envolver os bancos em dificuldades financeiras), e depois pela importância que a indústria automobilística possui para os americanos, enfatizado pela expressão "as 3 grandes", que designa GM, Chrysler e Ford. Seria a fusão mais um sinal do "enfraquecimento" da economia americana?

O fechamento do negócio entre duas companhias colossais não parece tão simples quanto sugerem as notícias que o prazo para a sua concretização seria de no máximo duas semanas - antes das eleições presidenciais estadounidenses. Entretanto, é preciso ficar atento aos fatos que irão ocorrer nos próximos dias, pois estamos na iminência de presenciar um evento que pode modificar a estrutura da indústria automobilística em todo o planeta.

Nenhum comentário: