terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Livro do mês [6]


A obra Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos foi escrita pelos professores americanos DONALD J. BOWERSOX, DAVID J. CLOSS e M. BIXBY COOPER da Michigan State University.
Trata-se de um dos mais completos livros disponíveis sobre Logística. Todos os temas são discutidos em profundidade, através de análises acadêmicas mescladas à excelentes exemplos práticos de aplicação.
Os conceitos apresentados permitem uma ótima intepretação da real importância da logística para as organizações, ao mesmo tempo que deixam clara também a complexidade existente na sua gestão e operação.
Talvez a prinicipal deficiência que encontramos refere-se ao fato de ser um livro produzido por autores estrangeiros, de forma que muitos (bons) exemplos são direcionados às condições estadounidenses, sendo difícil, ou até mesmo impraticável, adaptá-las à realidade brasileira.
Não é uma obra "fácil". Seu formato técnico é capaz de produzir muitos conhecimentos relevantes sobre logística, porém, a leitura sem nenhum conhecimento prévio do tema pode comprometer a capacidade de absorção dos conteúdos.
Sugere-se como obra de referência para profissionais da área ou interessados já com algum nível de compreensão do tema, ou ainda como livro-texto de disciplinas acadêmicas com enfoque em logística.

Nenhum comentário: