terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tempo de análise

Ao iniciar um novo ano, é normal nos depararmos com projeções e análises de cenários possíveis para os próximos 12 meses.

Quando me preparava para escrever sobre "Logística 2009", lembrei que havia feito algo parecido no início de 2008, por isso julguei mais oportuno uma revisão sobre o que aconteceu no ano que passou.

No post que escrevi em janeiro do ano passado, dividido em duas partes (parte 1 - parte 2), falei sobre dois itens principais:

Logística
Concentrei-me na idéia do avanço de concessões para a exploração da iniciativa privada dos canais logísticos. Realmente, 2008 foi marcado pela discussão sobre a privatização dos aeroportos, além do início as concessões em diversos trechos de rodovias do país.

Ainda é pouco, porém percebe-se que efetivamente há ações no sentido de aprimorar a infra-estrutura logística do Brasil. A privatização faz parte deste contexto pois é difícil conceber grandes investimentos na área apenas com dinheiro público.

Não houveram grandes novidades em relação a outros temas relacionados à logística, então, em resumo, podemos dizer que 2008 mostrou avanços, apesar de ainda estarem aquém do necessário.

Logística urbana
Neste tema, há mais que se lamentar. Muito pouco, para não dizer nada, foi feito a respeito. Os problemas continuam e não se vislumbram em curto ou médio prazo indícios de que algo realmente pode ser feito para mudar o cenário.

Claro que uma solução rápida para o problema é inimaginável, por isso, quando falo em "curto prazo", refiro-me a algum tipo de planejamento ou diretriz que possa guiar a melhoria na logística urbana nas grandes cidades, uma vez que ações efetivas normalmente tem longo prazo de execução. Porém, quanto mais demora-se a iniciar, mais tempo levará até que alguma resultado positivo seja percebido.

--------------------
Acho que é possível dizer que o início de um ano sempre marca a esperança de dias melhores, e normalmente as projeções feitas para o período refletem este otimismo. Incluo nesta interpretação o que escrevi sobre logística para 2008.

Talvez, por isso, a revisão da análise do ano que passou traga um certo pessimismo, pois percebe-se que muito do que era esperado não ocorreu. De qualquer forma, em 2009 renova-se a motivação e a esperança, e quando escrever sobre a logística para este novo ano (em breve o post a respeito), estes sentimentos novamente estarão lá.

Nenhum comentário: