quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um excelente ponto de vista...

Com a devida autorização do autor, reproduzo abaixo texto que julgo bastante pertinente para este momento de mudanças no cenário organizacional.

Agradeço especialmente ao Prof. Mauro por permitir o compartilhamento da sua opinião aqui neste espaço:

A Logística será o grande trunfo para as empresas em crise

As crises sempre desencadeiam um processo de depuração do mercado. Empresas que não está suficientemente ancorada nos fundamentos da boa gestão empresarial acabam sucumbindo.

O contrário é verdadeiro, isto é, empresas que são administradas de forma competente permanecem no mercado e acabam por incorporar os clientes dos seus concorrentes que fecharam as suas portas.

Quanto maior a crise, maior a necessidade de competitividade para obtenção da sobrevivência. Foi assim com a crise do petróleo no final da década de 60 e no início dos anos 70. Esta crise desestabilizou orçamentos de toda a sociedade, em razão do aumento do preço do petróleo.

Pagava-se muito mais pela energia, que é artigo de primeira necessidade. As empresas deveriam se adaptar rapidamente aos novos padrões de consumo e defender ou então ampliar o seu mercado. O uso de técnicas de marketing para obter os resultados desejados foi rapidamente incorporado às empresas e desde então faz parte indissociável do estudo nas academias e aplicação prática nas empresas.

A atual crise é tão ou mais impactante que a crise do petróleo em termos mundiais e como tal, as empresas que desejarem sobreviver devem lançar mão de novos métodos de gestão para se diferenciar das demais. Até então, fazer jogadas financeiras em fundos de derivativos, poderia dar mais resultados que a atividade do negócio da empresa, porém isto se mostrou nefasto para grandes empresas do país.

As perdas por estas “jogadas” foram astronômicas, a ponto de comprometer a vida dessas empresas. Como decorrência deste cenário, as empresas precisam se concentrar no seu negócio mais do que nunca e ainda buscar uma forma de diferenciar não só o seu produto, mas a sua gestão. Diferenciar a gestão, implica em inserir no contexto de cultura da empresa, métodos que garantam maior competitividade.

O ambiente está preparado e é propício para a adoção da filosofia de logística. Estou me referindo a verdadeira logística, aquela que possui método, técnica, modelo e ferramenta para sua implementação nas empresas e cadeias de suprimento.

Esta logística é diferente daquela que é muitas vezes ensinada em algumas escolas, pois o método é científico, as técnicas e modelos são baseados em lógica quantitativa e as ferramentas possuem uma lógica de algoritmo que ainda não faz parte da maioria dos pacotes computacionais de planejamento de operações.

O método é sistêmico, a técnica é de design de redes de processos, o modelo é de custo logístico total e a ferramenta é a de planejamento de recursos, porém sistêmico e geral em todo o fluxo do produto.

Se uma empresa deseja realmente sair da crise melhor do que entrou, precisa adotar a logística de forma plena e quanto mais rápido melhor, ou então será uma forte candidata a falência.

Mauro Roberto Schlüter
IPELOG
mauro@ipelog.com


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