sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uma visão sobre capacitação em logística

Mais uma vez recorro a um artigo de Mauro Roberto Schlüter para tratar de um dos temas de interesse do blog, que é a formação de profissionais de logística.

A mensagem é direta, e o conteúdo especialmente relevante. Aproveitem!

Como estrutar a capacitação em logística para a sua vida profissional

Em qualquer oportunidade em que me reúno com profissionais da área de logística, sou questionado acerca das dúvidas que estes profissionais possuem na estruturação da capacitação para a sua vida profissional na área da logística.

São profissionais dos mais diversos matizes de inserção no ambiente de logística, seja na industria, no comércio, no agronegócio, em empresas operadoras do sistema logístico de transporte do país, e até aqueles que atuam na área pública. Diante de tantas dúvidas e solicitações aconselhamento, penso que seria de extrema utilidade repassar os conselhos que ofereço, não só aos profissionais que tem a oportunidade de me questionar, mas também àqueles que gostariam de faze-lo.

Qualquer carreira profissional deve ser estruturada a partir de uma premissa básica: desejo. O desejo nos proporciona a fé, ferramenta imprescindível para mover os obstáculos que aparecem na caminhada rumo ao objetivo. Partindo deste pressuposto, descrevo a seguir os diversos tipos de cursos disponíveis e suas principais características na formação de vantagem competitiva pessoal em relação ao posicionamento do profissional na sua carreira.

A carreira profissional está dividida em vários postos, que possuem níveis de integração com o planejamento de funcionamento da empresa e por decorrência da área de logística. Postos de trabalho que estão em nível operacional, referem-se a atuações pontuais, com repercussões em poucos processos, ou então referem-se a horizontes de tempo de curto prazo (não mais do que o dia ou a semana).

Os postos profissionais deste nível estão ligados a cargos de operação ou de encarregado. Posto de trabalho que estão em nível tático, referem-se a atuações maiores e possuem repercussões em um conjunto de processos que formam um sub-sistema e abrangem horizontes de planejamento mensais, indo até trimestrais.

Os postos de trabalho estratégicos possuem atuação em um sistema, isto é, toda a logística de uma empresa e suas ações repercutem no longo prazo (via de regra é anual ou até mais do que isso).

Para cada tipo de posto de trabalho, existe um conjunto de capacitações necessárias para estruturar a carreira e torná-lo mais competitivo. Além disso, deve ser considerado ainda o desejo do profissional no médio e longo prazo e qual será o papel da qualificação profissional no seu planejamento estratégico de carreira.

Pois bem, para cada carreira existe um conjunto de capacitações que vai torna-lo mais competitivo. A partir dos próximos editoriais, me comprometo a orientar sobre a escolha da melhor forma de estruturar a sua capacitação em relação ao seu desejo profissional em logística.

Por:
Mauro Roberto Schlüter
mauro@ipelog.com

Nenhum comentário: