domingo, 14 de junho de 2009

Livro do mês [11]


Conheci este livro quando escrevia minha monografia de pós-gradução. O tema que tratava era um estudo de caso de uma organização que tinha suas operações logísticas subordinadas à area comercial.
Pareceu-me bastante oportuno uma obra que abordasse Vendas e Canais de Distribuição, uma vez que esperava uma análise integrada sobre os dois pontos, com considerações que pudessem ser aplicadas também à logística.
Talvez tenha sido esta grande expectativa que trouxe alguma frustração ao receber a obra, pois a abordagem não é, de modo algum, próxima àquela que eu esperava. Acho que o desapontamento foi uma consequência da minha pouca experiência com o assunto na época. Em momento algum deveria ter pretensões tão ambiciosas, pois não era mesmo o enfoque do livro.
Hoje, revendo com mais calma, percebo que há, por parte dos autores, a discussão de questões que permanecem atuais, como Comércio Eletrônico e Marketing de Relacionamento. Além disso, considero positivo o destaque para a área de vendas, normalmente "escondida" na literatura sobre marketing.
Quanto à logística, o conteúdo não é extenso, principalmente porque se concentra na função de marketing de distribuição. Porém, é quase impossível dissociar logística e distribuição em uma organização, e por isso cabe ao profissional buscar continuamente conhecimentos nas duas áreas (em muitos livros de marketing, quando trata-se de distribuição, já há um capítulo especialmente dedicado à logística; mas isso é assunto para um comentário futuro...).
Recomendo Administração estratégica de vendas e canais de distribuição, de José Luiz Tejon Megido & Charles John Szulcsewiski, para interessados em ver a logística a partir do entendimento das estratégias e necessidades de outras áreas de estudos organizacionais.

Nenhum comentário: