quarta-feira, 22 de julho de 2009

Livro do mês [12]

Há algum tempo me interesso pela estreita relação entre as atividades de marketing e logística nas organizações. Aliás, tenho este assunto como tão importante que estou pesquisando sobre ele como tema de minha dissertação de mestrado.

Por isso, acho que é válido apresentar para os leitores do blog que também se interessam pelo assunto, um livro de marketing. E atualmente o principal pensador da área é o professor americano Philip Kotler. O site deste autor é: http://www.kotlermarketing.com/.

A maior parte de sua vasta produção (confira alguns de seus livros aqui) está traduzida para a língua portuguesa. Dentre estas obras, escolhi Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos (2ª edição, editora Prentice Hall) porque nela Kotler apresenta, de forma prática e resumida, seus principais ensinamentos sobre marketing, com ênfase em conceitos tradicionais da área, como o composto de marketing, a satisfação e valor para o cliente, e a análise dos mercados.

Mas o grande diferencial deste livro é, na minha opinião, o fato dele tratar ainda de temas relacionados ao que Kotler chama de "nova economia", destacando o papel do marketing em tempos de comércio eletrônico e outras práticas comerciais ligadas à tecnologia da informação.

Sobre logística, os capítulos 14 e 15, na última parte do livro, são os mais diretamente relacionados ao assunto, inclusive com uma breve explanação do autor no capitulo 15 que trata de conceitos básicos da logística considerados por ele importantes para a execucação das atividade de marketing de uma organização.

Recomendo a leitura a quem se interessa pelo marketing, mas que por algum motivo não quer (ou não pode) pesquisar os normalmente extensos manuais da área. De forma objetiva, Kotler introduz conceitos que podem ser úteis para profissionais de diversos segmentos, inclusive da logística.

Nenhum comentário: