terça-feira, 1 de setembro de 2009

Arranjos produtivos locais

Interessante matéria no site do Ministério do Desenvolvimento sobre a conferência brasileira de Arranjos Produtivos locais (APL's):

MDIC promove 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
01/09/2009

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Brasília (DF), a 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O tema desta edição será “APLs: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade – novas formas de olhar o espaço produtivo”.

Os interessados em participar podem ser inscrever, gratuitamente, pelo endereço eletrônico www.mdic.gov.br/conferencia-apl. Segundo os organizadores, a expectativa é reunir de 500 a 600 participantes por dia. A conferência será realizada no Centro de Eventos da Conferência Nacional dos Trabalhadores no Comércio - SGAS 912, Asa Sul, das 8h30 às 18h.

O encontro é voltado para empresários, autoridades públicas, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APLs, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e parlamentares. O objetivo do evento é aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em APLs de todo território nacional. Entre os temas a serem debatidos destacam-se ações de formação e capacitação, facilitação de acesso à inovação tecnológica, a serviços de crédito e financiamento e inserção no mercado.

Parcerias

A 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais é promovida pelo MDIC, com apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia; Minas e Energia; Integração Nacional; Meio Ambiente e do Turismo, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Confederação Brasileira de Convention&Visitors Bureaux.

O evento também tem patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco do Brasil; Banco da Amazônia; Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTPAPL); Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além dessas entidades, participarão da conferência a Agência Brasileira de Apoio às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Momento Brasil Competitivo (MBC); e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7190 e 2109.7198
Aline Cruz Moura
aline.moura@mdic.gov.br

Os arranjos produtivos locais são um tema importante para a logística. A iniciativa do Mínistério do Desenvolvimento merece elogios. Espero que após o evento, os resultados obtidos nas discussões sobre o tema sejam divulgados para uma análise mais detalhada.

Leia mais sobre Arranjos Produtivos Locais aqui.

Nenhum comentário: