quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Porto de itajaí: uma legítima novela Made in Brazil

Hesitei em escrever sobre o tema porque ainda há muita incerteza em relação à recuperação de um dos maiores portos do Brasil. Todavia, com a notícia de hoje anunciando um prazo para a conclusão das obras, acredito ter subsídios para comentar.

Como todos lembram, o problema começou em Novembro/2008 com as fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina causando grandes estragos. O porto de Itajaí foi um dos mais atingidos. Sua estrutura foi seriamente comprometida e desde então a unidade portuária vem operando abaixo de sua real capacidade.

O que impressiona, neste caso, é a "novela" que se arrasta desde então para que aconteça a recuperação. Abaixo, listo em ordem cronológica algumas notícias que demonstram o desenrolar do processo:

Novembro/2008: Desastre anunciando - porto de Itajaí

Novembro/2008: Itajaí: recuperação de porto pode levar seis meses

Dezembro/2009: Governo libera R$ 350 milhões para recuperar o porto de Itajaí

Fevereiro/2009: Começam obras de recuperação no porto de Itajaí

Maior/2009: Porto de Itajaí ainda sofre consequências das chuvas

Junho/2009: Recuperação do porto de Itajaí tem ritmo lento

Julho/2009: Ministro faz reunião sobre Porto de Itajaí (obras estão paradas)

Julho/2009: O porto de Itajaí é prioridade

Julho/2009: Brito esclarece atraso do porto de Itajaí

Agosto/2009: Obras no porto de Itajaí estão paralisadas e movimento cai 34%

Setembro/2009: Brito promete concluir obras em Abril

Bom, estas são apenas algumas das notícias que filtrei em uma pesquisa rápida. Basta a leitura das manchetes para perceber o tamanho do problemar e comprovar a tendência brasileira de transformar obras em "novelas". E se restar dúvidas quanto estas afirmações, sugiro aos leitores pesquisar sobre a duplicação do trecho Sul da BR 101 em SC, que inicialmente estava prevista para terminar em 2008 e que agora tem novo prazo para o final de 2010 - exceto em três pontos (!).

Mas voltando ao porto, considerando que a previsão do ministro se confirme, serão 15 meses de agonia e prejuízos para as empresas catarineneses até que Itajaí volte a funcionar adequadamente. Quem pagará esta conta?

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