quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Rio 2016


Como os leitores do blog sabem, a logística envolvendo esportes e/ou eventos é um dos meus temas favoritos (outros post a respeito aqui). Por isso me chamou a atenção uma entrevista sobre a candidatura do Rio de Janeiro a cidade sede dos jogos olímpicos de 2016.
O conteúdo desta entrevista trata da preocupação com o controle dos recursos gastos em um evento como as Olimpíadas. O entrevistado argumenta que nos gastos para a realização dos jogos Panamericanos em 2007 os recursos foram muito altos e o retorno social insignificante. Neste contexto, sugere a participação da sociedade civil no acompanhamento dos investimentos na infra-estrutura do Rio de Janeiro para a adequação da cidade ao evento (caso se confirme no Brasil).
Destaco estes pontos porque sem dúvida o transporte urbano (citado na matéria, inclusive) deve ser um dos pontos centrais deste investimento. Um trabalho bem feito poderia significar a construção de um modelo básico para que outras cidades do país promovessem melhorias semelhantes.
Entretanto, analisando o conteúdo da entrevista, parece que no momento temos mais preocupações em como o dinheiro será gasto do que motivos para torcer pela vitória da "cidade maravilhosa" na disputa.
O link para a matéria é este.

Um comentário:

Marcelo disse...

De fato, os gastos governamentais devem ser controlados pela sociedade civil. Ou que se faça um planejamento correto e sem nenhum desvio.
Quanto a estrutura, logística nos eventos posso dizer que aqui no Brasil temos empresas com os melhores profissionais e excelentes estruturas para atender este mega evento.