quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aos poucos a recuperação...

Reproduzo abaixo matéria do site Intelog sobre o complexo portuário de do Rio Itajaí. Após um ano, as coisas começam a voltar ao normal.

Complexo Portuário do Rio Itajaí apresenta sinais de retomada nos volumes operados

Os impactos das deficiências na infraestrutura terrestre e aquaviária do Complexo Portuário do Rio Itajaí não devem impedir que o Porto de Itajaí encerre o ano de 2009 entre os principais portos brasileiros em movimentação de contêineres, com números absolutos muito próximos aos que devem ser apresentados pelos seus concorrentes diretos, que são os portos de Rio Grande e Paranaguá.

A projeção foi elaborada com base nas estatísticas referentes à movimentação de contêineres registrada em setembro, com avanço de 3,13% no número de unidades operadas e de 11,78% na média de TEU (Twenty Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) embarcada por navio.

Os números foram apresentados pelo diretor Comercial Robert Grantham na reunião ordinária de outubro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí na sexta-feira [16]. Ele destaca que a movimentação acumulada nos nove primeiros meses deste ano o complexo registra um recuo de 20%, em relação ao igual período do ano passado, mas diz que o índice que não difere do apresentado por muitos portos brasileiros, impactados diretamente pela crise internacional. “Vale destacar que no período [de 1º a 30 de setembro] o complexo ficou sem operar por três dias, devido às fortes correntezas geradas pelas chuvas ocorridas na última semana do mês, o que impactou na redução dos volumes operados”, diz Grantham.

Segundo o diretor, as mudanças com relação às operações com carga geral verificadas no decorrer deste ano, com ênfase para o segundo semestre, também merecem destaque. “O número de atracações de navios de carga geral aumentou 53% no período [decorrente da consolidação das operações dos terminais privativos instalados a montante] e as operações com carga geral se fortalecem com o redirecionamento das atividades do terminal privativo Braskarne, que muda o foco das cargas congeladas para carga geral, inclusive, trazendo para Itajaí operações de importação de bobinas de aço, que eram feitas no Porto de São Francisco do Sul”, ressalta Grantham.

Otimismo

Enquanto o Complexo Portuário do Rio Itajaí mostra claro sinais de retomada nos volumes operados, o comércio exterior também aponta para uma recuperação em nível global. As exportações chinesas caíram menos do que o previsto em setembro com relação ao ano passado, sugerindo uma recuperação em economias no resto do mundo.

A movimentação de contêineres nos portos da Europa apresenta sinais de recuperação dos efeitos da crise econômica mundial desde agosto e a balança comercial brasileira acumula um superávit 8,1% superior ao registrado de janeiro a setembro de 2008.

A recuperação nos volumes operados verificada nos últimos meses, aliada às mudanças no cenário global, bem menos impactado pela crise, geram certo otimismo com relação às operações do Complexo Portuário do Rio Itajaí a partir do ano que vem, ainda que ressaltando o impacto da valorização do real frente ao dólar sobre os manufaturados, que respondem por uma boa parcela das exportações catarinenses.

Na via contrária estão as empresas armadoras, que na euforia do crescimento do comércio exterior mundial registrado nos últimos anos fez pesados investimentos na ampliação e renovação das frotas, continuam a amargar grandes dificuldades financeiras, agravadas pela drástica redução nos custos dos fretes, ocasionada pela grande oferta existente no mercado.

Arranjo produtivo pode alavancar a atividade portuária em Itajaí

A proposta será apresentada na tarde desta segunda-feira [19], em reunião programada para as 15 horas, no auditório da Superintendência do Porto

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) apresenta aos executivos das empresas que compõem a cadeia logística de Itajaí, na segunda-feira [19], uma proposta para alavancar a atividade portuária no município. A ação faz parte da estratégia adotada pela Autoridade Portuária para buscar alternativas que contribuam para o incremento da atividade portuária e surge como uma opção para ampliar a competitividade do Porto de Itajaí nos mercados nacional e internacional.

“O Sebrae deverá nos propor um ‘arranjo produtivo da cadeia logística de Itajaí’, inclusive com a criação de um selo de qualidade para as empresas que operam em todos os segmentos ligados à atividade portuária. O objetivo é qualificar os serviços disponibilizados no município”, informa o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

Ele explica que a certificação vai exigir que as empresas que aderirem ao arranjo produtivo cumpram uma série de quesitos que vão agregar qualidade aos serviços oferecidos em Itajaí, tornando a cadeia logística de Itajaí um referencial no Brasil e exterior. Grantham informa que essa ação já é utilizada por outros portos fora do Brasil, a exemplo do Porto de Valencia, na Espanha, com excelentes resultados.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, está otimista com relação proposta do Sebrae. “O Porto de Itajaí já é conhecido no nacional e internacionalmente pelos bons serviços prestados em praticamente todos os elos da cadeia logística e, com essa certificação, nosso objetivo é transformar a cidade em um pólo de excelência na atividade portuária”, diz o superintendente.

O diretor comercial acredita que aumentando sua competitividade e agregando qualidade aos serviços disponibilizados, Itajaí vai atrair mais cargas e, consequentemente, os armadores ampliarão o leque de serviços oferecidos no Porto. “Melhores serviços vão seguramente fazer com que os importadores e exportadores optem pelo nosso Porto e, com maiores volumes de cargas, os armadores ofereçam mais rotas na cidade”, acrescenta.

CAP de Itajaí homologa tarifas especiais para transbordo

O Conselho de Autoridade Portuária de Itajaí homologou nesta sexta-feira a resolução número 23/2009, que cria uma tarifa especial para operações de transbordo. A ação visa incrementar esse tipo de operação em Itajaí [até então pouco praticada no município] com a disponibilização de tarifas competitivas e isenção de tarifas de armazenagem pelo prazo de dez dias.

O diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, informa que a resolução 23/2009 atende uma antiga reivindicação das empresas armadoras que operam na costa brasileira e que querem operar com transbordo também em Itajaí, desde que as tarifas sejam competitivas.

Entretanto, para que o Porto de Itajaí possa realizar transbordo de cargas, será necessário um esforço conjunto [envolvendo autoridade portuária, trabalhadores e demais elos da cadeia logística] para a redução de custos e tarifas, adequando o “custos Itajaí” aos praticados pelos portos que oferecem essa opção de serviço.


Marinha homologa nova profundidade do Complexo Portuário do Rio Itajaí

A Marinha do Brasil homologou a nova profundidade do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí nesta sexta-feira [16]. Com os novos parâmetros de navegação, o Complexo passa a operar com a profundidade de 10,5 metros no trecho compreendido entre a bacia de evolução e o farolete 10, e de 11,3 metros entre o farolete 10 e a entrada do canal externo.

Essa profundidade foi obtida após a realização de serviços de dragagem executados pela Somar Serviços de Operações Marítimas Ltda., com a draga auto-transportadora Ham 309, juntamente com as dragas Iguazu e Rio Madeira, que operam no sistema de injeção de água.

“Com a homologação da nova profundidade nos canais interno, externo e bacia de evolução, os portos que compõem o Complexo já podem receber navios com maiores volumes de cargas, o que tende a impactar no aumento da nossa produtividade”, explica o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior.

O diretor Técnico do Porto, André Luiz Pimentel Leite da Silva Júnior, informa que as operações simultâneas de duas dragas injetoras de água foram inéditas em Itajaí. “Também é importante destacar que conseguimos eliminar um banco de areia [com o volume de cerca de 400 mil metros cúbicos] do canal externo, desobstruindo totalmente o canal”, acrescenta Pimentel.


Por Cristina Pierini - Portal NetMarinha


Links dos portos do complexo:
Itajaí
Navegantes

Nenhum comentário: