sábado, 23 de janeiro de 2010

Identificação de mercadorias

Mesmo ausente do blog, continuei pesquisando e armazenando dados e notícias sobre logística.

A primeira matéria que quero destacar é uma sobre Identificação de mercadorias, pois o tema é vital. Atualmente, predomina a identificação por código de barras, porém há poucas dúvidas que no futuro a radiofrequência (RFID) será o formato padrão. Ao abordar o assunto em minhas aulas, tenho sempre alertado aos alunos para se manterem atentos em relação ao RFID.

As suas vantagens são inúmeras, mas os desafios para difundi-lo também são enormes. A matéria abaixo, do ótimo site Inbrasc, ajuda a ilustrar um pouco este tema e mostra algumas ações práticas que já estão sendo adotadas. Vale a leitura

Novo sistema de identificação de mercadorias será adotado na cadeia logística nacional

As Secretarias de Fazenda Estaduais, a Receita Federal e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), representados pelo Encontro Nacional dos Administradores Tributários (ENCAT) e pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, respectivamente, anunciam o lançamento do projeto “Brasil-ID”, para iniciar em cadeia nacional o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias. A solenidade de lançamento será realizada no próximo dia 17 de dezembro (quinta-feira), em Salvador, BA. O evento contará com a presença de representantes de todos os órgãos envolvidos e de empresas que já demonstraram interesse em aderir à iniciativa.

O Sistema estabelece um padrão único de Identificação por Radiofrequência (RFID), que deverá ser utilizado em todo e qualquer tipo de produto em circulação no país. Além disso, prevê a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de mercadorias, que poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado, de acordo com a demanda e as necessidades do mercado, com o objetivo de promover a segurança e a otimização de seu comércio e circulação.

O objetivo do Governo ao desenvolver e adotar a tecnologia é oferecer à empresa contribuinte nacional e ao cidadão consumidor uma ferramenta para a segurança do transporte de mercadorias, que diminua o risco e, portanto, o custo final no mercado. Além disso, o Governo pretende estruturar no Brasil a total competência em microeletrônica para que esta seja competitiva mundialmente. Nos projetos-piloto, as Secretarias de Fazenda dos Estados selecionados irão se alinhar com uma variedade de empresas nacionais e multinacionais, para testar a tecnologia através de um exercício real que cubra toda a cadeia de manufatura, distribuição e comércio de produtos.

O Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias prevê, ainda, a instalação de uma infraestrutura de dados, com gestão nacional de leitura e gravação RFID. Serão instaladas antenas nas principais vias de circulação de mercadorias para criar mais obstáculos contra fraudes, roubos e furtos, além de fornecer dados logísticos para toda a indústria e, inclusive, o consumidor final. Este, por sua vez, também poderá utilizar o sistema livremente, para seu próprio benefício logístico, de garantia de autenticidade e origem, tendo mais uma proteção contra a circulação de bens roubados.

Durante todo o ano de 2010, o ENCAT e o Centro Wernher von Braun desenvolverão os projetos-piloto junto às empresas e instituições interessadas e implementarão a infraestrutura operacional junto ao Fisco, à Receita Federal e aos principais modais logísticos estruturais brasileiros, para a operação completa do sistema já na fase piloto.

10 comentários:

Anônimo disse...

Veгy niсe post. Ι just stumbled uρon yοuг blog and wanted to ѕay thаt Ι have tгuly enjоyed surfing аrounԁ your blοg рosts.
In any caѕе I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Look at my weblog: http://Www.fellowship.se/wiki/Användare:CarrolMcal

Anônimo disse...

What's up, I read your blogs on a regular basis. Your writing style is witty, keep doing what you'гe doing!



Heгe is my blog рost ... Household's Good excellent Time Spend Well

Anônimo disse...

Prеtty portіon οf content. I just stumbled upon yοur web site аnd in accеssіon capitаl
tо say thаt I get actually loved аccount
уour weblog poѕts. Anyway I wіll be subscribing tο your feeds and even I achіeνement you
get еntry to сonsistеntly quickly.

Also visit my blog poѕt http://www.sfgate.com/

Anônimo disse...

Thеse arе truly ωonԁeгful ideaѕ in regarding blogging.
You have touched some pleasаnt factοrs here.
Any way keep up ωrinting.

Look аt my page ... silk n sensepil hair removal

Anônimo disse...

I'd like to find out more? I'd lοve to
find out more details.

Αlso ѵisit mу site ... http://Www.Goodtimesmag.gr/forum/member.php?action=profile&uid=152242

Anônimo disse...

Anybody who is willing to get a properly-toned stomach can use this belt.


Have a look at my webpage: http://www.marsvenusatwork.Com/

Anônimo disse...

This is my firѕt tіmе ѵisit at hеre
and i аm tгuly hаppy tο reaԁ all at onе ρlace.


Reνіew my web sіte - please click the following internet page

Anônimo disse...

If you аге going for beѕt contеnts like
me, just ρay a visit thiѕ site everyday for the гeason
that іt offeгѕ feаture cοntеntѕ, thanks

Looκ into my web blοg; author'S External home Page...

Anônimo disse...

Third, distributors are so confident in its skills that they offer cash back guarantees
for individuals who attempt it out.

Feel free to surf to my webpage - flex belt

Anônimo disse...

Very shortly this webѕite ωіll be famоus among all blogging users, ԁue to it's nice articles or reviews

Take a look at my web blog :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php