terça-feira, 13 de novembro de 2007

A logística e o petróleo


A grande notícia dos últimos dias foi o anúncio da descoberta de uma nova fonte de petróleo com potencial até então inimaginável para o território brasileiro.

A exploração e refino do material retirado desta fonte (codinome: Tupi) ainda levará vários anos, mas uma vez comprovada a viabilidade da extração do petróleo, poderemos ver então a capacidade da Petrobrás e do Governo em planejar a operação logística para a movimentação do produto das plataformas até as refinarias.

Se bem executado este plano deve fortalecer um modal de transporte de grande importância por seu baixo custo e possibilidade de utilização contínua, mas que é mal aproveitado atualmente no Brasil: o dutoviário.

Dutos são a melhor alternativa para transportar petróleo por grandes distâncias. Diante da enorme quantidade disponível deste produto na região da "Tupi", caberá a Petrobrás e também ao governo construir uma rede dutoviária com várias interligações e com grande capacidade de movimentação, para que, graças à escala da operação, os custos logísticos possam ser reduzidos ao máximo, tornando assim o produto brasileiro competitivo, uma vez que o excedente de produção deverá ser exportado para outras nações.

Eis uma boa discussão para antes mesmo do início da exploração comercial.

12 comentários:

Anônimo disse...

Esse poço da bacia de santos já é conhecido há um tempinho aqui em Santos, mas só agora eles resolveram dar maior ênfase, mais por causa desse crise do gás. Gostaria de saber de você tem alguma matéria ou notícia que explique a forma com que a cadeia logística é aplicada na extração do petróleo. Pois por sorte, moro em Santos e sou aluno de logística da FATEC de São Paulo.

Douglas Heinz disse...

Daniel, por favor me informe um e-mail de contato.
douglasheinz@terra.com.br

Anônimo disse...

Por favor, envie um e-mail de contato para mim também, estudo gestão de petróleo e gás e estou me formando no fim do ano,preciso fazer uma monografia e dentre os temas escolhidos acho logística do petróleo muito interessante.
Queria trocar informações, ok?

galizanascimento@gmail.com

obg

Liliane

Unknown disse...

Olá Douglas! Meu nome é Katiuscia e estou fazendo pesquisando para fazer um trabalho sobre logistica para o meu marido. Ele está fazendo um curso de plataformista,e o professor pediu esse tabalho mas ele não está tendo tempo. Não é nada tão complexo,será que esse seu material é suficiente.Meu email para contato é lucasm,inhavida_kati@hotmail.com
Um abraço e parabens pela Luiza. Que ela venha com muita saúde e que sua familia seja muito feliz!

Douglas Heinz disse...

Ol Katiuscia,

O meu conteúdo sobre o tema é superficial, infelizmente não tenho muitas informações sobre a logística do petróleo além daquela que sai na mídia. Neste sentido, encontrei algumas boas matérias na revista Exame; pesquise no site desta publicação que talvez possa obter ajuda. Outra alternativa é procurar teses ou dissertações de mestrado sobre o tema. As principais universidades do país disponibilizam, em seu web site, acesso a estes conteúdos.

Estas informações são o máximo que tenho a lhe oferecer.

Unknown disse...

gostaria de receber algum material relacionado a logistica tambem, comecei um curso sobre petroleo e gas e essa é a area que mais me deixou curioso...
meu email>>>marcus-vinicius-sc@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!
Estou precisando de receber informações sobre Logistica do Petróleo,suprimento e carga,pois tenho um trabalho do curso de Petróleo e Gás...
Me mande por e-mail,fazendo favor.
Obrigada

karolynandrade@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, se possível, por favor, me envie materiais sobre a logística do petróleo. Estou realizando uma pesquisa na área porém até o momento não encontrei muitos artigos sobre o tema.
brunoh_fonseca@yahoo.com.br
Obrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Douglas, estou querendo entrar no mercado do petróleo. Tenho faculdade, e estou com uma maior dúvida a respeito da pós-graduação em TECNOLÓGICA – PÓS-LOGÍSTICA DE PETRÓLEO E GÁS ou fazer TECNOLÓGICA - ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS. Você poderia me ajudar a respeito? No mercado qual seria o melhor curso? O meu e-mail é alexandrepcf@hotmail.com. Aguardo o retorno. Muito grato. Alexandre Ferreira

Anônimo disse...

Olá Douglas,
Gostaria de saber se você tem alguma matéria ou notícia que explique a forma com que a cadeia logística é aplicada na extração do petróleo, assim também como na distribuição, seja; todo o processo logístico do petróleo.

Meu email é: falecomvidal@yahoo.com.br

silvia pontes disse...

Me chamo silvia pontes e estou fazendo o curso de gas e petroleo aqui me joao pessoa Pb, com esperança de me capacitar cada vez mais nesta area na verdade estou apaixonada pela nova profissao que esta sendo desafiadora já que tenho 41 anos , neste 13 meses estaarei no mercado de trabalho dentro das neste Brasil Gigantesco. Espero conhecer novos desafios.
me mandem noticias referentes ao assunto.
silvia.30.pontes@hotail.com