quarta-feira, 22 de julho de 2009

Livro do mês [12]

Há algum tempo me interesso pela estreita relação entre as atividades de marketing e logística nas organizações. Aliás, tenho este assunto como tão importante que estou pesquisando sobre ele como tema de minha dissertação de mestrado.

Por isso, acho que é válido apresentar para os leitores do blog que também se interessam pelo assunto, um livro de marketing. E atualmente o principal pensador da área é o professor americano Philip Kotler. O site deste autor é: http://www.kotlermarketing.com/.

A maior parte de sua vasta produção (confira alguns de seus livros aqui) está traduzida para a língua portuguesa. Dentre estas obras, escolhi Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos (2ª edição, editora Prentice Hall) porque nela Kotler apresenta, de forma prática e resumida, seus principais ensinamentos sobre marketing, com ênfase em conceitos tradicionais da área, como o composto de marketing, a satisfação e valor para o cliente, e a análise dos mercados.

Mas o grande diferencial deste livro é, na minha opinião, o fato dele tratar ainda de temas relacionados ao que Kotler chama de "nova economia", destacando o papel do marketing em tempos de comércio eletrônico e outras práticas comerciais ligadas à tecnologia da informação.

Sobre logística, os capítulos 14 e 15, na última parte do livro, são os mais diretamente relacionados ao assunto, inclusive com uma breve explanação do autor no capitulo 15 que trata de conceitos básicos da logística considerados por ele importantes para a execucação das atividade de marketing de uma organização.

Recomendo a leitura a quem se interessa pelo marketing, mas que por algum motivo não quer (ou não pode) pesquisar os normalmente extensos manuais da área. De forma objetiva, Kotler introduz conceitos que podem ser úteis para profissionais de diversos segmentos, inclusive da logística.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ela vem aí...


Para os leitores do blog um aviso: vou iniciar hoje uma seção que não trata sobre logística, mas sim sobre algo muito, muito importante para mim...

Papai de primeira viagem
Quem lê o blog provavelmente percebeu há algum tempo uma mudança no meu perfil. Agora, estou atualizando novamente, pois se antes eu escrevi "...futuro papai", agora já posso informar em detalhes ..."futuro papai da Luísa".

A chegada dela é motivo de grande alegria aqui em casa. A mamãe Sueli e eu estamos contando os dias (a última previsão para o parto é 17/10) e preparando tudo. Como muitos devem saber (e outros imaginar), a organização logística para receber um filho é complexa, mas estamos animados, sabendo que em breve as nossas vidas ficarão mais completas.
A imagem acima é a primeira "fotografia" da Luísa...

A palavra da moda na internet é: Siga

Pretendo renovar e atualizar o blog, e o primeiro passo para isto é a inclusão da ferramenta "Seguidores", que já está disponível na barra lateral. Espero que os leitores aproveitem e utilizem este recurso, o que para mim seria muito gratificante, em especial porque conseguiria conhecer melhor quem são as pessoas com as quais compartilho este espaço.

E falando em seguir, sei que no momento o twitter é a nova tendência da internet. Já há algum tempo que penso utilizar este serviço também, todavia, temo minha capacidade de manter os recados atualizados (como pode ser visto no blog, que ficou "parado" por mais de 20 dias recentemente - fato, aliás, que devo me desculpar). Mas assim que conseguir reorganizar minha agenda para o segundo semestre, provavelmente passarei também a "twittar", e quando acontecer, informarei aqui no blog Logística 8.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Videologística [5]

Encontrei o vídeo abaixo no Youtube. Ele trata de um dos elementos que considero como essenciais para a formação de profissionais de logística, que é a capacidade de relacionamento pessoal (leia o post a respeito aqui).

Nas turmas que leciono, este é um dos conteúdos mais elogiados. Aproveitem.


sábado, 11 de julho de 2009

Diante do tema do post anterior, adicionei uma nova enquete no blog:

Como você avalia o atual nível de conservação das rodovias Federais (BRs):
Ótimo;
Bom;
Regular;
Ruim;
Péssimo.

Participe. A data limite para votação é 31/08/2009.

A ponte e suas consequências


A BR 470 é a principal via de escoamento de produtos da região oeste de Santa Catarina para os portos de Itajaí e São Francisco do Sul.
Há pouco mais de um mês, uma ponte (foto) desta rodovia foi interditada para o tráfego de caminhões pesados devido a problemas estruturais.
Com isso, a rota alternativa para carretas passou a ser a BR 282, que entretanto, aumenta a viagem em mais de 200 Km (!).
Agora, após medidas emergenciais, a ponte localizada na cidade de Ibirama começa a ser liberada, mas ainda em sentido único. As obras de recuperação deverão se estender até o final do ano...
Como motorista que roda frequentemente nas duas rodovias citadas, percebo as mudanças provocadas por este problema, pois enquanto a BR 470 está muito mais vazia, na BR 282 o tráfego de carretas se tornou intenso.
Como consequência, a BR 282 tornou-se muito mais lenta no trecho entre Alfredo Wagner e Palhoça, uma vez que boa parte deste trajeto é em serras e a rodovia tem poucos pontos com pista dupla. A forte neblina também atrapalha. Nesta semana, por exemplo, na cidade de Rancho Queimado a visibilidade era praticamente nenhuma às 11 horas da manhã, quando passei pelo local.
A soma destes fatores aumenta consideravelmente o risco de acidentes, mas o que me preocupa também é a constatação do precário nível de nossas estradas e os prejuízos que isto pode causar.
Na BR 470, uma ponte comprometeu todo o fluxo de veículos, e não me surpreenderei se situações parecidas surgirem em outros locais, uma vez que a estrada foi construída a bastante tempo.
Já na BR 282, bastou aumentar um pouco o trânsito para formarem-se grandes buracos, em especial nas proximidades de Alfredo Wagner. Na noite da última quarta-feira, quando retornei de viagem, tive muita sorte, pois apesar de cair em três buracos, nenhum pneu do meu carro furou ou foi danificado. Mas encontrei um motorista que não pode dizer o mesmo, pois trocava o pneu pouco mais de 200 metros adiante de um grande buraco que se formou no asfalto...

domingo, 14 de junho de 2009

Livro do mês [11]


Conheci este livro quando escrevia minha monografia de pós-gradução. O tema que tratava era um estudo de caso de uma organização que tinha suas operações logísticas subordinadas à area comercial.
Pareceu-me bastante oportuno uma obra que abordasse Vendas e Canais de Distribuição, uma vez que esperava uma análise integrada sobre os dois pontos, com considerações que pudessem ser aplicadas também à logística.
Talvez tenha sido esta grande expectativa que trouxe alguma frustração ao receber a obra, pois a abordagem não é, de modo algum, próxima àquela que eu esperava. Acho que o desapontamento foi uma consequência da minha pouca experiência com o assunto na época. Em momento algum deveria ter pretensões tão ambiciosas, pois não era mesmo o enfoque do livro.
Hoje, revendo com mais calma, percebo que há, por parte dos autores, a discussão de questões que permanecem atuais, como Comércio Eletrônico e Marketing de Relacionamento. Além disso, considero positivo o destaque para a área de vendas, normalmente "escondida" na literatura sobre marketing.
Quanto à logística, o conteúdo não é extenso, principalmente porque se concentra na função de marketing de distribuição. Porém, é quase impossível dissociar logística e distribuição em uma organização, e por isso cabe ao profissional buscar continuamente conhecimentos nas duas áreas (em muitos livros de marketing, quando trata-se de distribuição, já há um capítulo especialmente dedicado à logística; mas isso é assunto para um comentário futuro...).
Recomendo Administração estratégica de vendas e canais de distribuição, de José Luiz Tejon Megido & Charles John Szulcsewiski, para interessados em ver a logística a partir do entendimento das estratégias e necessidades de outras áreas de estudos organizacionais.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Videologística [4]

Segue mais um vídeo que explica as funções básicas da logística. Está em espanhol, mas é bastante didático e simples de entender.


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aperfeiçoamento em logística



O professor Mauro Roberto Schlüter, que escreve ótimos artigos sobre logística, alguns dos quais já reproduzidos aqui no blog (com a devida autorização, evidentemente), enviou-me interessante programação de cursos previstos pelo IPELOG para os meses de junho e julho.

Reproduzo abaixo a agenda destes treinamentos:

Introdução a Gestão Logística de Vanguarda
16 de junho 8
08:00 às 17:00 Hs
R$ 400,00

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
17 de junho 8
08:00 às 17:00 Hs
R$ 400,00

Custos Logísticos
7 de julho 8
08:00 às 17:00 Hs
R$ 400,00

Como criar uma Operadora Logística
8 de julho 8
08:00 às 17:00 Hs
R$ 400,00
Local: CIESP Campinas – Rua Padre Camargo Lacerda 37
Informações: cursos@ipeloog.com Fone: 19-3267-7023


terça-feira, 2 de junho de 2009

Infraestrutura logística do futuro

A última enquete perguntou: Como estará a infraestrutura logística do Brasil daqui há 5 anos.

A resposta da maioria dos leitores do blog sugere um otimismo frente a situação, já que 53% indicaram que será melhor que a atual, enquanto 40 % acreditam na manutenção do estágio atual e apenas 7% esperam que possa piorar.

Devemos lembrar que em função da Copa do Mundo de 2014, esperam-se iniciativas que melhorem sobretudo as condições de mobilidade pessoal hoje existentes.

A construção de um trem expresso entre São Paulo e Rio, a ampliação de aeroportos e reformas em rodovias importantes são algumas das medidas necessárias para dotar o Brasil de condições logísticas que permitam a realização de um dos mais importantes eventos esportivos do planeta.

Se realizadas, estas ações beneficiarão, direta e indiretamente, a movimentação de cargas, seja por oferecer novas opções ou por desafogar a estrutura hoje existente. Neste sentido, é perceptível que estamos diante de uma grande oportunidade para sanar alguns problemas que impedem o desenvolvimento de serviços logísticos mais eficientes no Brasil. Aproveitar esta chance é que é a questão central, mas isto depende de planejamento, organização e interesse político...