domingo, 27 de janeiro de 2008

O que é logística?

Definir de forma conceitual determinada atividade é um exercício comum no meio acadêmico. Eu particularmente tenho críticas a isto, obviamente não quanto ao entendimento a respeito, mas sim quanto a forma como as vezes o conceito é colocado acima da utilidade. De qualquer maneira um entendimento mais apurado sobre algo tão complexo quanto a Logística pode ser importante para os profissionais da área ou para quem quer (ou precisa) saber mais a respeito.

Várias definições técnicas do tema podem ser encontradas na literatura, seja por conceito de autores ou por entidades que representam os profissionais do segmento, mas prefiro me valer de uma "adaptação" que construí quando de minha pós graduação, baseado principalmente no pensamento de BOWERSOX & CLOSS (2001).

No meu modo de conceber a logística, duas questões são essenciais.

1. Entender os componentes (partes) do conceito de logística, que neste conceito são:

  • Transportes;
  • Sistema de Informações Logísticas;
  • Gestão de Materiais;
  • Armazenagem, manuseio, embalagem e expedição (logística interna);
  • Rede de instalações.

2. Compreender que só há logística quando estas partes trabalham de forma conjunta, coordenada e com os mesmos objetivos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Tudo bem?
entrei no seu blog, achei muito interessante, gostei muito do que li, parabéns!!!

Gostaria de te chamar para ser colunista do site que trabalho voltado para transporte, carga e logística: www.trasnportecargaelogistica.com.br

Se interessar entre em contato pelo email: maria@webvalue.com.br que explico tudo melhor!

Empilhashop disse...

Boa Tarde. Parabéns pelo Blog é inteligente e de muito bom gosto. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado. EmpilhaShop